segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Atividades das Aulas de Experiências Matemáticas da Escola Sebastião de Oliveira Rocha

A seguir se encontram as atividades desenvolvidas pelas pibidianas Rita e Camila para as aulas de experiências matemáticas na Escola Sebastião de Oliveira Rocha.

5 série/ 6 ano




 Supermercado da Matemática


Descrição: Esta atividade foi desenvolvida a partir do Caderno do Aluno do Estado de São Paulo, foi desenvolvida uma aula dialogada sobre o conceito das operações numéricas, , em seguida foi desenvolvida uma atividade em grupo em que simulava compras no supermercado e os alunos deveriam realizar cálculos usando as quatro operações (atividade a seguir).
Aplicação: Alguns alunos da 5ª série/6º ano ficaram dispersos na aula. Durante a realização da atividade, somente alguns conseguiram concluí-la, enquanto outros não fizeram. 





Jogo das Sequências
Descrição: Inicialmente o conceito de sequência foi abordado através de uma pequena aula dialogada, em seguida os alunos foram organizados em grupos para que pudessem jogar. A atividade consistia em um jogo de cartas que foram distribuídas igualmente entre os alunos e, então era necessário eliminar a carta que completasse a sequência de números imposta por determinado padrão. Vencia o jogo o aluno que eliminasse todas as cartas primeiro.
Aplicação: Durante a aula, a maioria dos alunos estava dispersa e se recusava a participar da aula, porém iniciado o jogo, todos eles se interessaram em participar e jogaram diversas vezes o jogo das sequências. Assim, viu-se o quão positivo é a introdução de elementos atrativos para os alunos, pois a partir do jogo foi possível interagir a turma e desenvolver os conceitos matemáticos.


6 série/ 7 ano


Enigma de Frações e Decimais 

Descrição: Esta atividade foi desenvolvida a partir do volume 1 do Caderno do Aluno da sexta série/sétimo ano. A atividade foi proposta da seguinte maneira: primeiro foi desenvolvida uma aula expositiva a fim de se explicar os conceitos a serem trabalhados com o jogo; neste, os alunos foram divididos em três grupos. O jogo: os alunos deveriam encontrar as dízimas correspondentes às frações e a partir do resultado, procurar numa tabela a parte inteira e a parte centésima da dízima que se corresponderiam em uma letra; a partir de cada letra encontrariam uma frase (o enigma); vencia o jogo o grupo que encontrasse o enigma primeiro.
Aplicação: Foi encontrada dificuldade por parte de alguns alunos, sendo necessário o auxílio do estagiário; outra dificuldade encontrada foi falta de parceria entre os alunos. O jogo atingiu seu objetivo, porém a falta de parceria entre os alunos prejudicou o desenvolvimento da atividade, pois era necessário trabalhar em equipe e alguns alunos se recusaram.


Multiplicação e Divisão de Frações
Descrição: Primeiro foi desenvolvida uma aula expositiva a fim de se explicar os conceitos a serem trabalhados com o jogo; neste, os alunos foram divididos em duplas. No jogo Bingo da Multiplicação e Divisão de Frações foram distribuídas cartelas de bingo entre as duplas e o estagiário sorteava operações de multiplicação e divisão de frações afim de que o resultado da operação fosse marcado na cartela, se nela houvesse o resultado correspondente. Vencia o jogo, o grupo que preenchesse toda sua cartela primeiro.
Aplicação: Alguns alunos demonstraram dificuldades em realizar as operações, mas eles mesmos se ajudavam e também contava com o auxílio do estagiário. O jogo atingiu seu objetivo, com ele os alunos puderam aprender/rever de forma substancial e dinâmica o conceito de multiplicação e divisão de frações.

Jogo das Frações Equivalentes
Descrição: Esta atividade foi desenvolvida a partir do Caderno do Aluno. A atividade foi proposta da seguinte maneira: primeiro foi desenvolvida uma aula expositiva a fim de explicar/rever os conceitos a serem trabalhados com o jogo; neste, os alunos foram divididos em três grupos para que jogassem entre eles. O jogo: havia um dado com uma fração em cada face; também havia 54 cartas que correspondiam a frações equivalentes a estas das faces do dado; se procedia da seguinte forma: distribuíram-se as cartas igualmente entre os alunos, um deles começava jogando: jogava o dado e saía uma fração ele deveria eliminar uma de suas cartas, sendo que esta deveria ser uma fração equivalente à que tirou no dado; procedia-se assim com todos os alunos participantes do jogo, ganhava o jogo o aluno que eliminasse todas as suas cartas primeiro.
Aplicação: Na aplicação do jogo, eles foram motivados a desenvolver a atividade. Alguns alunos demonstraram dificuldades, mas eles mesmos se ajudavam e também contava com o auxílio do estagiário. O jogo atingiu seu objetivo, com ele os alunos puderam aprender de forma substancial e dinâmica o conceito de fração equivalente.
2.   
7 série/ 8 ano

Jogo das Frações Equivalentes
Descrição: Esta atividade foi desenvolvida a partir do volume 1 do Caderno do Aluno da sétima série/oitavo ano; o caderno traz uma introdução sobre números racionais e enfatiza as frações equivalentes para explicar o conceito de números racionais. A atividade foi proposta da seguinte maneira: primeiro foi desenvolvida uma aula expositiva a fim de explicar os conceitos a serem trabalhados com o jogo; neste, os alunos foram divididos em três grupos para que jogassem entre eles. O jogo: havia um dado com uma fração em cada face; também havia 54 cartas que correspondiam a frações equivalentes a estas das faces do dado; se procedia da seguinte forma: distribuíram-se as cartas igualmente entre os alunos, um deles começava jogando: jogava o dado e saía uma fração ele deveria eliminar uma de suas cartas, sendo que esta deveria ser uma fração equivalente à que tirou no dado; procedia-se assim com todos os alunos participantes do jogo, ganhava o jogo o aluno que eliminasse todas as suas cartas primeiro.
Aplicação: Durante o desenvolvimento da aula, os alunos não se mostraram interessados, porém, na aplicação do jogo, eles foram motivados a desenvolver a atividade. Alguns alunos demonstraram dificuldades, mas eles mesmos se ajudavam e também contava com o auxílio do estagiário. O jogo atingiu seu objetivo, com ele os alunos puderam aprender e/ou rever de forma substancial e dinâmica o conceito de fração equivalente.

Enigma das Frações Geratrizes
Descrição: Esta atividade foi desenvolvida a partir do volume 1 do Caderno do Aluno da sétima série/oitavo ano; o qual desenvolve o conceito de fração geratriz. A atividade foi proposta da seguinte maneira: primeiro foi desenvolvida uma aula expositiva a fim de se explicar os conceitos a serem trabalhados com o jogo; neste, os alunos foram divididos em três grupos. O jogo: os alunos deveriam encontrar a fração geratriz de algumas dízimas e a partir do resultado, procurar numa tabela o numerador e o denominador que se corresponderiam em uma letra; a partir de cada letra encontrariam uma frase (o enigma); vencia o jogo o grupo que encontrasse o enigma primeiro.
Aplicação: Este conceito matemático foi de difícil entendimento para os alunos. Mesmo com o incentivo do jogo, surgiram muitas dúvidas sobre o conceito, o que dificultou o desenvolvimento da atividade. Porém com a auxílio do professor e dos estagiários, pode-se concluir a atividade.



Bingo da Potenciação
Descrição: Primeiro foi desenvolvida uma aula expositiva a fim de se explicar os conceitos a serem trabalhados com o jogo; neste, os alunos foram divididos em três grupos. No jogo Bingo da Potenciação foram distribuídas cartelas de bingo entre os grupos e o estagiário sorteava operações de potenciação afim de que o resultado da operação fosse marcado na cartela, se nela houvesse o resultado correspondente. Vencia o jogo, o grupo que preenchesse toda sua cartela, primeiro.
Aplicação: Alguns alunos demonstraram dificuldades em realizar as operações, mas eles mesmos se ajudavam e também contava com a auxílio do estagiário. O jogo atingiu seu objetivo, com ele os alunos puderam aprender de forma substancial e dinâmica o conceito de potenciação.

8 série/ 9 ano

Aula Conjuntos
Descrição: O conceito de conjunto foi desenvolvido na 8a série/9º ano a partir de uma aula onde o conjunto utilizado para demonstrar a relação existente entre conjuntos foi o conjunto de alunos da 8a série/9º ano. Esta aula foi desenvolvida a partir da participação e interação intensa dos alunos.
Aplicação: O fato de haver poucos alunos dificultou, em parte, o andamento da aula. Consegui-se atingir o objetivo, embora a atividade fosse criada para maior quantidade de alunos. A partir do fato de usar exemplos que eram os próprios integrantes da classe, os alunos puderam rever o conceito conjuntos e suas relações.

Aula Conjuntos Numéricos
Descrição: Dando seguimento à aula anterior, trabalhou-se o conceito conjuntos numéricos a partir de uma aula; nela houve participação dos alunos que confrontavam o que sabiam a respeito do conceito. Em seguida foi desenvolvida uma atividade de classificação dos números e foi proposta a resolução de uma lista de exercício sobre conjuntos, relações entre conjuntos e conjuntos numéricos, como forma de avaliação (ambas as atividades se encontram nas páginas seguintes).
Aplicação: Novamente havia poucos alunos em sala. Consegui-se atingir o objetivo.



Aula Notação Científica
Descrição: Foi realizada uma aula expositiva sobre a Notação Científica, relatando sua utilidade e finalidade. Em seguida foi discutido como fazer a notação científica utilizando potências de dez. Também foram propostos exercícios para os alunos resolveram, sendo que os próprios fizeram a correção na lousa.
Aplicação: Alguns alunos demonstraram dificuldades em compreender o conceito, mas foi atingido o objetivo da aula.

 Bingo da Notação Científica
Descrição: Como forma de avaliação realizou-se um jogo. No Bingo da Notação Científica foram distribuídas cartelas de bingo entre os alunos e o estagiário sorteava números e operações para que o aluno transformasse em notação científica e marcasse em sua cartela, se nela houvesse o resultado correspondente. Vencia o jogo, o aluno que preenchesse toda sua cartela, primeiro. Como forma de premiação seria atribuída a nota máxima na avaliação. Foi pedido aos alunos que entregassem os resultados e cálculos para a correção. 
Aplicação: Alguns alunos demonstraram dificuldades em desenvolver a atividade, mas com o auxílio do estagiário os alunos puderam compreender. Outros alunos simplesmente se recusaram a realizar a atividade. Foi atingido o objetivo . Os alunos puderam entender Notação Científica e a avaliação foi bastante positiva.






Nenhum comentário:

Postar um comentário