quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Participação no III ENREDE da UFSCAR

No último dia 26 de novembro tivemos a oportunidade de apresentar alguns dos trabalhos desenvolvidos no PIBID ICMC - USP no III ENREDE promovido pela UFSCAR.
Nesta foto estão duas pibdianas Laura e Camila, com a supervisora Valéria  Scopim segurando o tabuleiro de um dos jogos realizados com os alunos no horário do intervalo do almoço na Escola Sebastião de Oliveira Rocha.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

8º ano

Tangram foi o instrumento utilizado na terça-feira da semana passada, 08, na E. E. Dr. Álvaro Guião com a pibidiana Milenna.

Cada aluno teve em mãos um kit de tangram, onde puderam manusear e identificar relações existentes entre as figuras, reforçando o conceito de área.

Algumas perguntas, envolvendo semelhança e área das figuras, foram feitas no decorrer da atividade e os alunos responderam corretamente à cada uma.















Esta atividade também será realizada na E. E. Sebastião de Oliveira Rocha, pelos pibidianos Aline e Daniel.

9º ano

Foi realizada nesta quinta-feira, 10, uma atividade com os alunos do 9º ano da E. E. Dr. Álvaro Guião com a pibidiana Milenna, que teve como intuito a fixação de conhecimentos já adquiridos em uma aula expositiva sobre o Teorema de Pitágoras.

Os alunos se dividiram em grupos e cada grupo recebeu dois dados, cartas do jogo, e um tabuleiro, onde havia um triângulo retângulo e alguns círculos desenhados. Ao lançarem os dados, eles obtinham o valor de dois catetos e assim, calculavam a hipotenusa. O número de casas (círculos) que deveriam andar correspondia a parte inteira do valor da hipotenusa.
Cada casa possui uma cor, que corresponde a certas condições. No caso de maior relevância, a casa branca, eles deveriam retirar uma carta que contém um problema matemático referente ao Teorema de Pitágoras e resolvê-lo corretamente. Se errassem voltariam ao seu lugar de origem, caso contrário, a vez passa a ser do próximo jogador. O jogo seguiu e o vencedor foi aquele que primeiro passou pelo ponto de partida.


A atividade foi realizada com êxito e aplicada, também, na E. E. Sebastião de Oliveira Rocha pelos pibidianos Aline e Daniel.