terça-feira, 13 de novembro de 2012

Jogo da PA e da PG


No dia seis de novembro ocorreram as últimas atividades do ano do PIBID nos primeiros anos do ensino médios da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha. Nos primeiros anos A e B foi aplicada as atividades da Aula 5 do “Plano de Aulas Bimestral 1º Ano”. 
Esta aula teve como tema progressões aritméticas e progressões geométricas, a partir da aplicação do jogo “Jogo da PA e da PG”. Este jogo é composto de trinta e duas cartas, dentre elas existem cartas brancas e cartas cinzas; as cartas cinzas começam o jogo e marcam a mudança de sequência; nestas cartas cinzas encontram informações sobre as sequências (PA ou PG) e a razão destas sequências, sempre que uma carta cinza é eliminada ocorre a mudança de sequência de acordo com o que a carta informar. Ao iniciar o jogo, devem-se distribuir igualmente as cartas de modo a não sobrar nenhuma. O primeiro a jogar, elimina uma carta cinza, o segundo deve eliminar uma carta que represente a continuidade da sequência e assim por diante, até aparecer outra carta cinza e a sequência de PA ou PG mudar. Vence o jogo que eliminar todas as suas cartas primeiro.
 Ao iniciar a aula, pediu-se aos alunos que se separassem em grupos e distribuiu-se as cartas a cada grupo e els jogaram diversas vezes. Em ambas as turmas houve participação dos alunos. Essa atividade se mostrou bastante positiva, além de abordar conjuntamente PA e PG, os alunos deveriam raciocinar qual a regra de cada sequência para conseguirem jogar o jogo. Portanto, foi uma atividade bastante gratificante, com participação massiva dos alunos e satisfação da grande maioria deles. A aula foi ministrada pelos pibidianos Rita Idem e Nilson Catão.



15 comentários:

  1. como se monta este jogo por favor??????????

    ResponderExcluir
  2. Sou professora de matemática. Se possível, me envie a sequência didática. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá professor. A senhora ainda teria essa sequência?

      Excluir
  3. Sou professora de matemática. Se possível, me envie a sequência didática. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. O jogo tem algum guia explicativo para a fabricação dele.

    ResponderExcluir
  5. Os dois pibdianos que elaboraram o jogo já não estão mais no projeto, mas levantaremos nos relatórios deles a sequência didática com a explicação sobre o jogo e postaremos na homepage do pibid usp

    ResponderExcluir
  6. Se possível, me envie a sequência didática. Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Se possível, me envie a sequência didática. Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Se possível, me envie a sequência didática. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  9. quero saber como se monta o jogo,suas regras e a sequencia

    ResponderExcluir
  10. Olá boa noite! Tem como me passar também

    ResponderExcluir
  11. boa tarde vc poderia me passar a sequencia correta para eu fazer o jogo?

    ResponderExcluir
  12. Alguém recebeu a sequência deste jogo?

    ResponderExcluir