segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Área superficial de sólidos geométricos



No dia 19 de setembro de 2012, 35 alunos do 1º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Dr. Álvaro Guião, desenvolveram uma atividade sobre área superficial de alguns sólidos geométricos, ministrada pelas pibidianas Aline e Milenna.
No primeiro instante, foram apresentadas algumas planificações: cubo, paralelepípedo, cone, cilindro, pirâmide de base quadrangular, octaedro, tetraedro e prisma de base triangular, visando facilitar o cálculo da área superficial dos mesmos.
Depois dessa introdução dialogada a respeito do cálculo das áreas, foram propostos quatro exercícios que envolviam não só o conceito em questão, mas abordava outros conteúdos como proporção e progressão aritmética. Esses exercícios foram escolhidos para que os alunos desenvolvessem suas capacidades cognitivas ao resolvê-los, de interpretar e relacionar conhecimentos prévios a respeito dos problemas.
Alguns alunos apresentaram certas dificuldades inicialmente, mas depois de uma explicação na lousa, pelas pibidianas, todos conseguiram responder o primeiro exercício proposto. Como levou certo tempo, nem todos os exercícios puderam ser completados.
Como planejado, faltando quinze minutos para o término da aula, os alunos formaram grupos de cinco, para a realização da segunda parte da atividade da semana anterior. Esta consistia em construir três sólidos geométricos, com bolinhas de isopor e palitos de dente, sendo um deles, obrigatoriamente, um octaedro.  Para isso, cada grupo recebeu 18 bolinhas e 30 palitos, e deveriam pensar em quais sólidos seriam possíveis construir com esta quantidade disponível, cumprindo a regra de incluírem um octaedro.
Dos nove grupos formados, somente um cumpriu o item obrigatório, e os demais não conseguiram construir por completo nenhum sólido, quando bateu o sinal. A grande dificuldade encontrada pelos alunos foi o de perfurar a bolinha de isopor com o palito de dente, pois esta era bem consistente e os palitos acabavam quebrando, o que tomou boa parte do tempo previsto para a atividade.


Palitos de dente e bolinhas de isopor 15 mm

Planificações dos sólidos geométricos


     

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Mansão do Louco




No dia 29 de agosto na Escola Estadual Álvaro Guião, as pibidianas Aline e Milenna aplicaram a atividade “Mansão do Louco”, que contou com a presença de 37 alunos do 1º ano do Ensino Médio.
Iniciou-se a aula com uma recordação sobre as grandezas geométricas de área e perímetro, em seguida a classe foi divididaem grupos de 5 alunos para começar o jogo.
A Mansão do Louco é composta por dezesseis peças, todas elas polígonos,como triângulo, hexágono, paralelogramo, trapézio, quadrado, retângulo. O objetivo do jogo é montar todas as peças de maneira correta, como um quebra-cabeça, formando uma mansão.
Além disso, o aluno deve descobrir quais polígonos representam cada cômodo, sendo que eles possuem apenas as informações das medidas dos lados dos polígonos, e das áreas dos cômodos,assim eles devem relacionar o polígono com sua respectiva área.
A maioria dos alunos não demonstrou dificuldades nos cálculos das árease perímetros , porém ao montar o quebra-cabeça da mansão, apenas um grupo conseguiu.
Ao final da aula, os alunos mencionaram que o quebra-cabeça estava difícil, porém gostaram muito da atividade.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Caça ao Tesouro



No dia 05 de setembro de 2012, 35 alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Álvaro Guião participaram da atividade Caça ao Tesouro, ministrada pelas pibidianas Aline e Milenna.

Primeiramente, foi feita uma rápida revisão sobre ângulos, seu conceito e definições. Em seguida, os alunos se dividiram em grupos de cinco para que a atividade fosse realizada. Para cada grupo, foi distribuído um transferidor e um mapa do tesouro acompanhado de cartas e uma “bússola” (indicando os pontos: norte, sul, leste e oeste).
O mapa é composto de casas com caminhos já traçados, resultando em três diferentes baús do tesouro. Cada casa contém três cartas com perguntas matemáticas envolvendo o assunto abordado: ângulos.
O jogo prossegue da seguinte forma: o grupo deve começar na casa inicial indicada no mapa, e escolher uma das três cartas correspondente aquela casa, e responder a pergunta. Cada pergunta possui cinco alternativas, acarretando em cinco comandos distintos a serem seguidos. (para a realização dos comandos, é necessário a utilização do transferidor) Se o grupo não responder corretamente a questão, acabará seguindo um comando que não levará à próxima casa correta. Se o grupo acertar, cairá na casa correta, ficando mais próximo de encontrar o baú do tesouro correto.
E assim o jogo segue, a cada casa uma carta deve ser escolhida, a pergunta respondida e o comando atendido. No final, o grupo que conseguir traçar o caminho correto que leva ao baú do tesouro, ganha o jogo.

 
                                                 Exemplo de uma carta:                       


Imagem ilustrativa da bússola


Imagem ilustrativa do mapa:

 Fotos da aplicação da atividade
































domingo, 9 de setembro de 2012

Sistemas Lineares: Método da Substituição


Na manhã do dia 30 de agosto de 2012, continuaram as atividades do PIBID nos oitavos anos da Escola Estadual Ary Pinto das Neves. Nos oitavos anos B e C, o tema da aula foi “Sistemas Lineares”.Ao iniciar a aula foram resolvidos, coletivamente, sistemas lineares pelo método da substituição, em seguida, houve a aplicação de um jogo. 
O jogo que explora a resolução de sistemas lineares se chama “Tabuleiro XY”. Este jogo de tabuleiro possui 20 casas e 19 sistemas lineares que são resolvidos por substituição. Podem jogar até oito alunos e ele se dá da seguinte maneira: todos começam da primeira casa, nela há um sistema linear, o aluno que inicia a partida dele resolver este sistema, encontrando o valor de X e de Y, em seguida deve jogar um dado que possui em suas faces X e Y, dependendo do valor apontado pelo dado o aluno anda o número de casas no tabuleiro de acordo com o valor da do por X  ou Y. Por exemplo: o aluno resolve o sistema linear e encontra os seguintes valores: x = 1 e y = 2, quando joga o dado, ele cai no y, então o aluno deve andar duas casas, se tivesse caído no x ele andaria uma casa. O jogo se dá desta forma até o final.
 Em muitos momentos existiram dúvidas para resolver os sistemas lineares, mas que com a ajuda das estagiárias foram sanadas.A aplicação do jogo, em ambas as turmas, foi bastante positiva, pois os alunos gostaram e participaram da atividade.




A atividade foi ministrada pela pibidiana Rita Idem.

Equações do Primeiro Grau com Duas Variáveis - Situações-Problema


No dia 23 de agosto continuaram as atividades do PIBID nos oitavos anos da Escala Estadual Ary Pinto das Neves. Nos oitavos anos B e C foi trabalhado situações-problema envolvendo equações do primeiro grau com duas variáveis .Os exercícios trabalhados foram retirados do livro didático e da prova Saresp, os alunos discutiram em grupo as questões, resolvendo com a ajuda das estagiárias. Poucos alunos aderiram à atividade ocorrendo casos de indisciplina. Já os se propuseram a participar tiveram bastante dificuldade, mas com ajuda e paciência das estagiárias puderam ser sanadas. Atividade não se mostrou positiva, mas ajudou a perceber que há necessidade de uma abordagem diferente nestas turmas.



A aula foi ministrada pela pibidiana Rita Idem.

Equações do Primeiro Grau com Duas Variáveis


No dia 16 de agosto reiniciaram-se as atividades do PIBID nos oitavos anos da Escala Estadual Ary Pinto das Neves. Nos oitavos anos B e C o conteúdo trabalhado foi "Equações do Primeiro Grau com Duas Variáveis".
Em ambas as turmas a aula se fez de modo dialogado, com a problematização inicial do seguinte exercício: “A soma das medidas de comprimento e largura de uma sala retangular é de 25 metros. Quais as possibilidades de medidas destes valores?”. 
Num segundo momento foi exposta a seguinte questão: “A lotação completa de um elevador é de 20 adultos. Quantos homens e quantas mulheres cabem neste elevador?”. Após discutir com os alunos as possibilidades de resposta, escrevemos a expressão algébrica que representasse o problema: x + y = 20. Em seguida, os alunos foram divididos em grupos para a aplicação do jogo UNO; em ambas as salas houve participação dos alunos.
A problematização do jogo diz que a soma do número de mulheres e homens deve ser de 20, assim, o jogo explora rodas as 42 possibilidades, porém existem pares de cartas de quatro cores diferentes: amarelo, vermelho, azul e verde, que influencia no modo como o jogo deve ser conduzido. O jogo se faz da seguinte forma: é sorteado o aluno que começa jogando, ele escolhe uma carta qualquer da cor que ele preferir; o segundo a jogar deve jogar uma carta de mesma cor que somada a carta anterior complete 20; o terceiro a jogar, o mesmo que jogou anteriormente, joga uma carta de mesmo número da carata anterior ou uma carta de mesma cor; o quarto a jogar deve jogar uma carta de mesma cor que somada a anterior dê 20; e assim sucessivamente.
Em ambas as turmas haviam poucos alunos e a aplicação da atividade se fez de forma positiva.





A atividade foi ministrada pela pibidiana Rita Idem.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Caixa Surpresa: identificando sólidos geométricos


    Em média, 12 alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, participaram da atividade “Caixa Surpresa” na última sexta feira, dia 31 de agosto, com as pibidianas Aline e Milenna.

    O objetivo desta atividade é trabalhar a identificação de sólidos geométricos e compreender seus elementos, como arestas, vértices e faces; e construir sólidos através de um material manipulativo.
      Em um primeiro instante, cada aluno colocava suas mãos dentro da caixa, onde se encontrava um sólido geométrico escolhido pelas pibidianas. Então, deveria identificar de qual objeto se tratava, e ao mesmo tempo em que os alunos investigavam o que era, foram feitas perguntas a respeito, como a quantidade de arestas, vértices e faces; qual polígono a face representava. Os objetos que se encontravam eram: o cubo, o tetraedro, octaedro, pirâmide de base quadrangular e prisma de base pentagonal.
      Depois da identificação, os alunos puderam ver os sólidos que observaram dentro da caixa, e tiveram a oportunidade de confeccionar um cubo, utilizando canudinhos cortados no tamanho de 7 cm e fios de barbante.

     Alguns alunos não conseguiram terminar a confecção do cubo devido à falta de tempo, e por isso, no próximo dia 14, será dada uma continuidade desta atividade para o término, e para que outros alunos possam participar. 



segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Brincando com origami: contruindo a pirâmide


        No dia 17 de agosto de 2012, 23 alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, participaram da atividade “Brincando com origami: construindo a pirâmide” no horário de intervalo, orientados pelas pibidianas Aline e Milenna.
        Para a confecção desta atividade, foram utilizados papéis dobradura coloridos no tamanho 20x20 cm.  Cada aluno escolheu uma cor, e então se iniciou a atividade, a partir dos comandos dados pelas pibidianas.
        Ao passo em que se dobravam os papéis, foram feitas relações com a geometria como as formas que iam aparecendo. A pirâmide é feita de passos simples, e o último passo é assoprar para inflar o origami, formando então, a pirâmide de base quadrangular.
         Os alunos não encontraram dificuldades e a atividade foi realizada com êxito.