quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Jogo Tabuleiro Geométrico


No dia 9 de novembro de 2012, na Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, foi aplicado o jogo do Tabuleiro Geométrico. Seu objetivo era chegar ao final do tabuleiro passando por diversas perguntas de geometria ao longo do caminho.
As casas do tabuleiro eram compostas por perguntas de geometria que envolviam cálculo de área de figuras geométricas, como o retângulo, quadrado e triângulo, sendo que os alunos apresentaram muita dificuldade na área do triângulo. Para auxiliá-los na fórmula da área do triângulo, utilizamos um recorte de papel sulfite que dividia um retângulo em dois triângulos, assim explicamos o significado da fórmula.
Além de perguntas que envolviam área, havia uma sobre o volume e nomenclatura do cubo. No cálculo do volume tivemos que auxiliar os alunos, pois muitos não haviam aprendido ainda tal conceito. Já com relação à nomenclatura, alguns alunos disseram que o cubo era um quadrado e, assim, ensinamos as diferenças do quadrado, que é uma figura plana, e do cubo, uma figura espacial. Muitos alunos gostaram da atividade e a repetiram várias vezes.
O jogo foi aplicado pelas pibidianas Aline e Milenna.

Jogo da Memória Simétrico


No dia 26 de outubro de 2012, na Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, as pibidianas Aline e Milenna aplicaram o jogo da memória simétrico. Seu objetivo era explorar as simetrias das figuras, onde cada peça tinha como par o seu simétrico.
Os alunos não demonstraram dificuldades no jogo, nem nos conceitos de simetria. Todos conseguiam assimilar as figuras com suas simetrias.
De maneira geral, eles gostaram do jogo e repetiram a atividade várias vezes.

Descubra o Desenho


No dia 28 de setembro de 2012, na Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha,as pibidianas Aline e Milenna aplicaram o jogo Descubra o Desenho. O objetivo do mesmo era descobrir qual figura geométrica estava escondida por de baixo de tiras coloridas feitas de EVA,e para conseguir retirar uma tira que encobria o desenho, o aluno tinha de responder o resultado da operação que estava escrita nela.
As principais figuras geométricas envolvidas foram o quadrado, o retângulo, o triângulo, o paralelogramo, o cilindro, a pirâmide e o cubo. A maioria dos alunos não apresentou dificuldades em resolver as operações, que consistiam em adições, subtrações, multiplicações e divisões,todas exploradas através de expressões numéricas.
Com relação às figuras geométricas, os alunos demonstraram dificuldades para nomear o cilindro, mas isso ocorreu por serem, na maioria, alunos do 6º ano. Porém, alguns se confundiam ao nomear o cubo, chamando de dado ou quadrado, e o paralelogramo, que chamavam de retângulo deitado.
Após aplicarmos o jogo pela primeira vez e ajudarmos os alunos nas dificuldades, muitos repetiram a atividade e não cometiam mais os mesmos erros.
Nesta atividade, pudemos observar que os alunos têm dificuldades em nomear as figuras geométricas, porém nas operações eles não mostraram problemas.

ENEM 2012


No dia 7 de novembro de 2012, por decorrência do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) que havia acontecido no fim de semana dos dias 3 e 4 de novembro, as pibidianas Aline e Milenna, começaram a aula conversando com os alunos sobre o que acharam da prova de matemática. Muitos comentaram que ela estava fácil, a única coisa que falaram foi do tempo, que acharam curto para ler e resolver todas as questões de português e depois as de matemática.
Logo após a conversa sobre a prova, levamos alguns exercícios do próprio ENEM 2012 e discutimos com eles o que haviam feito, porém os alunos estavam muito falantes e acabamos tendo que chamar sua atenção várias vezes.
No decorrer da aula, chamamos alguns alunos para irem à lousa resolver os exercícios. Eles tiveram uma boa participação, mas estavam mais agitados nesse dia.
De maneira geral, quando conversávamos com eles havia uma maior participação, porém no momento de resolver os exercícios sozinhos, demonstraram desinteresse. 

Aula de Exercícios Geometria Espacial ENEM


No dia 24 de outubro de 2012,de acordo com a solicitação da escola, foram aplicados exercícios do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) que envolviam o conceito de geometria espacial, para o 3º ano do Ensino Médio da E.E. Doutor Álvaro Guião.
Antes de começar a resolução da lista de questões, a pibidian aMilenna apresentou os sólidos geométricos, construídos com papel cartão, para os alunos, questionando-os sobre quais eles conheciam e o que sabiam sobre eles. A maioria soube identificar todos os sólidos: o cubo, o cilindro, a pirâmide de base quadrada, o tetraedro, o prisma de base pentagonal, o único que eles não souberam nomear foi o octaedro.
Após essa breve introdução de geometria espacial, a lista de exercício foi entregue aos alunos e estes resolvidos na lousa.
Os alunos não demonstraram dificuldades nos primeiros exercícios, que envolviam área e volume do cilindro e do paralelepípedo.

Aula de Exercícios Geometria Plana ENEM


No dia 10 de outubro de 2012, foram desenvolvidos alguns exercícios do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Doutor Álvaro Guião.
A lista de exercício foi entregue na aula anterior, e os exercícios foram todos resolvidos na lousa junto com os alunos, pelas pibidianas Aline e Milenna.





Para resolver a questão número 21, levamos um tangram de madeira que ajudou a comparar as áreas das figuras e visualizar o exercício. Já a questão de número 164 foi resolvida por uma aluna na lousa, que não encontrou dificuldades.
No geral, os alunos não demonstraram maiores dificuldades para resolver as questões, respondendo a todas as perguntas que fazíamos.


Término de Exercícios.




No dia 26 de setembro de 2012, na Escola Estadual Doutor Álvaro Guião, foi aplicada uma lista de exercícios sobre área de figuras espaciais. Ela foi iniciada na aula anterior, mas como a maioria dos alunos não a havia terminado, e apresentaram muita dificuldade em visualizar, identificar e utilizar as fórmulas corretamente, principalmente do cone e do cilindro, a lista foi entregue e desenvolvida novamente com os alunos.
Depois de uma retomada dos conceitos, passando pelos grupos de alunos, eles conseguiram resolver todos os exercícios e esclarecer todas as dúvidas que ficaram das aulas anteriores.
Essa atividade foi desenvolvida pelas pibidianas Aline e Milenna.









                                                                                                                                          




































Caixa Surpresa


No dia 12 de setembro de 2012, as Pibidianas Aline e Milenna aplicaram o jogo Caixa Surpresas, na Escola Estadual Doutor Álvaro Guião, para os alunos do 1º ano do Ensino Médio.
No primeiro instante da aula, foi introduzida uma breve retomada dos conceitos de Geometria Espacial,que envolviam os sólidos geométricos e suas nomenclaturas. Foram perguntados quais eles conheciam e os mais mencionados foram o cubo e a pirâmide.
Após essa explicação dialogada, iniciamos o jogo Caixa Surpresa, colocando em cada fileira uma caixa diferente com um sólido distinto. Cada aluno da fileira ia até a caixa, colocava as mãos na abertura, e sem ver o objeto,analisava qual sólido era e voltava até sua carteira.Em seguida, deveriam escrever em uma folha de sulfite, entregue a eles no início da aula, quantas faces, arestas e vértices possuíam, qual era o nome do sólido identificado e tinham de desenhá-lo. Depois os alunos trocavam de caixa, até passarem por todos os sólidos, sendo estes o prisma de base pentagonal, o tetraedro, a pirâmide de base quadrangular e o octaedro.
No término do jogo,lhes mostramos todos os objetos, quando íamos verificando as respostas que haviam colocado em suas folhas. Alguns alunos demonstraram dificuldades em nomeá-los, principalmente o prisma de base pentagonal e o octaedro, e muitos não souberam nem mesmo desenhá-los. No caso do tetraedro, eles responderam, nas folhas, pirâmide de base triangular, assim apresentamos o nome tetraedro e que este sólido é composto por triângulos equiláteros.
Ao final da aula, os alunos tiraram as dúvidas e não mostraram mais dificuldades em relação ao conteúdo.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Jogo: Limbo Matemático

Esse jogo tem como objetivo trabalhar operações básicas como soma e multiplicação e, ao mesmo tempo, exercitar o cálculo mental de combinatória.
Público-Alvo: Ensino Fundamental
Materiais utilizados: Cabo de vassoura, corda ou varinha grande, duas trenas.
Sugestão de adaptação: ao invés de ter duas trenas, também pode-se colocar 2 alunos ou 2 professores (conforme a disponibilidade da escola e dos bolsistas) para segurar a trena enquanto so alunos passam por baixo do cabo de vassoura ou corda.

O objetivo do jogo é fazer com que os alunos resolvam, de forma interativa, as operações propostas (adição, subtração, multiplicação e divisão). As operações podem ser adaptadas conforme a faixa etária dos alunos.

Regras:
  • Os alunos devem se dividir em duas equipes, as equipes deverão ter aproximadamente o mesmo número de jogadores.
  • Cada jogador de cada equipe deverá passar por baixo da varinha em uma altura determinada. Enquanto o aluno estiver passando, deverá ser proposta uma conta para que ele resolva. Caso ele erre, a altura da varinha deverá abaixar 5 cm. O mesmo acontece se o aluno esbarrar na varinha.
Postagem: Graziele Delgado/ Marcos Henrique

XI EPEM


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Jogos Matemáticos 2.0

Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
Escola e Período: E. E. Prof. Ary Pinto das Neves no dia 8 do novembro.
Responsáveis pelo plano: John Rafael Freitas Pereira; Paula Martins de Oliveira; Theófilo Satoshi Okada.
Conteúdos: Operações básicas.
Materiais: Matix (papel para imprimir o jogo e contact); Mico Matemático (Papel para confeccionar as cartas do jogo e contact); Calcule se for Capaz (Papel, impressora e papel contact).
Objetivos: Aprimorar e exercitar o cálculo mental de operações básicas.
Desenvolvimento
            Tendo o plano de aula jogos matemáticos, fizemos uma nova versão dessa atividade para alunos dos 6ºanos onde levaremos 3 jogos: Matix, Calcule se for Capaz e Mico Matemático. Ambos voltados para aprimorar o raciocínio lógico e mental com operações básicas.
            Regras dos jogos que serão levados:
Matix
            Serão levados dois tabuleiros de Matix para que inicialmente sejam divididos os alunos interessados de forma que sejam criados “times” para competirem entre si. Definidos os “times” dois jogarão em um tabuleiro e os outros dois jogarão no outro.
            Um exemplo de tabuleiro é a Figura 1, onde se tem o tabuleiro contendo 36 casas, sendo 35 casas ocupadas por peças contendo números inteiros de -8 a 8 e uma casa contendo o curinga.
            Para cada tabuleiro será tirado par ou ímpar para decidir qual “time” irá começar, sendo que o “time” ganhador será o “time 1” e o outro será o “time 2”. Feito isso, será explicado as regras do jogo, onde o “time 1” irá escolher se deseja mover o curinga na vertical ou na horizontal para capturar as peças do tabuleiro durante toda a partida, sendo que o “time 2” terá a opção que sobrar.
 
Figura 1 – Tabuleiro de Matix.
            O jogo termina quando não houver mais peças ou quando o coringa não tiver mais opção de movimentação. Assim ganha o jogo o “time” que na soma das peças obtiver a maior pontuação.
Com o jogo em mãos serão divididos os alunos em grupos para que os mesmos possam jogar.
Mico Matemático
O jogo aplicado é composto por 25 cartas distribuídas para todos os jogadores e sendo jogado em grupos de três a cinco pessoas. Ganha o jogador que conseguir descartar todas as cartas, para poder descartar o jogador terá de seguir a regra do jogo.
            Regras do jogo:
1.      Distribuem-se as cartas entre os participantes, de modo que todos recebam a mesma quantidade, exceto quem as distribui. Este receberá uma carta a mais.
2.      Após a distribuição das cartas, cada participante deverá verificar se há pares em sua mão.
3.      Se houver, deverá mostrá-los aos demais jogadores e, em seguida, deixá-los sobre a mesa.
4.      O jogador da direita, em relação a quem distribui as cartas, inicia o jogo. Ele retira uma carta do jogador que está à sua esquerda. Se esta carta formar um par, ele deverá colocá-lo sobre a mesa, à vista dos demais participantes. Caso contrário, será a vez do próximo jogador, obedecendo sempre o sentido anti-horário.
5.      Se um jogador apresentar aos demais um par errado, ele deverá pegar as cartas novamente e será punido, deixando de jogar na rodada seguinte.
6.      Vence quem acabar com todas as cartas de sua mão. Porém, o jogo deverá prosseguir até restar um único participante, que ficará com o mico (carta que não possui par). Este jogador deverá pagar um castigo estabelecido pelo grupo, sob concessão do professor.
Figura 2 – Cartas do Mico Matemático.
           O par seriam neste caso uma carta contendo uma operação de multiplicação que possui um resultado igual a outra carta contendo uma operação de divisão.
Calcule se for Capaz
O Super Trunfo Campeões da F1 vem com valores numéricos de Grandes Prêmios disputados, títulos mundiais, vitórias, pole position e voltas mais rápidas.
Figura 3 – Imagem do jogo Super Trunfo.
        No jogo Calcule se for capaz é composto por um baralho de 30 cartas e tem a temática do halloween. Este foi feito com filmes de “terror”, e possuía os campos: ano; duração ; litros de sangue; nível de terror; índice de pesadelos. Os três últimos campos foram usados dados fictícios. Porém ao contrario de como se tem no Super Trunfo os campos não terão números quantitativos e sim operações matemáticas.
            Com o jogo em mãos será dividido os alunos em grupos de 6 pessoas, foi distribuída 5 cartas para cada jogador. Começará o jogo aquele que estiver com a carta do filme Jogos Mortais, que é o “super trunfo”.
Figura 4 – Carta super trunfo do Calcule se for capaz.
            O jogador que começou escolherá entre as opções a que ele acha que irá ganhar e com isso faz a conta que está na carta, se ele tiver o maior resultado de todos os outros jogadores, este ganhará as cartas dos demais.

Figura 5 - Aplicação do jogo Calcule se for Capaz.
Figura 6 - Aplicação do Mico Matemático.
            Participaram da atividade uma média de 30 alunos por sala, tendo trabalhado com 4 salas nesta escola. O método de avaliação desta atividade foi analisar durante a aplicação dos três jogos se os alunos apresentam alguma dificuldade nas operações.

Construindo Jogos

Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
Escola e Período: E. E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha nos dias 7 e 9 de novembro.
Responsáveis pelo plano: Theófilo Satoshi Okada; John Rafael Freitas Pereira; Paula Martins de Oliveira.
Conteúdos: Conteúdo abordado no presente bimestre.
Materiais: Giz e lousa.
Objetivos: Fazer uma aula bem dinâmica deixando os alunos criarem ou ajudarem a criar um jogo que envolva matemática.

Desenvolvimento

            Nesta atividade será perguntado aos alunos o que eles acham dos jogos matemáticos desenvolvidos pelo PIBID e de onde eles achavam que era tirada a inspiração ou criatividade para desenvolver as atividades de intervalo.
           Em seguida será pedido aos alunos que deem sugestões de jogos para serem desenvolvidos em aula.
Figura 1 - Aplicação da atividade.
            Participaram da atividade uma média de 30 alunos por sala, tendo trabalhado com 3 salas nesta escola. O método de avaliação desta atividade foi estipulado mediante ao conteúdo a ser escolhido para esta atividade.

Calcule se for capaz

Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
Escola e Período: E. E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha no dia 26 de outubro.
Responsáveis pelo plano: Paula Martins de Oliveira; John Rafael Freitas Pereira; Thássia Rafaela Camilo Câmara; Theófilo Satoshi Okada.
Conteúdos: Operações básicas.
Materiais: Papel, impressora e papel contact.
Objetivos: Aprimorar o cálculo mental das operações básicas.
Desenvolvimento
            O Super Trunfo Campeões da F1 vem com valores numéricos de Grandes Prêmios disputados, títulos mundiais, vitórias, pole position e voltas mais rápidas.
Figura 1 – Imagem do jogo Super Trunfo.
            No jogo Calcule se for capaz é composto por um baralho de 30 cartas e tem a temática do halloween. Este foi feito com filmes de “terror”, e possuía os campos: ano; duração ; litros de sangue; nível de terror; índice de pesadelos. Os três últimos campos foram usados dados fictícios. Porém ao contrario de como se tem no Super Trunfo os campos não terão números quantitativos e sim operações matemáticas.
            Com o jogo em mãos será dividido os alunos em grupos de 6 pessoas, foi distribuída 5 cartas para cada jogador. Começará o jogo aquele que estiver com a carta do filme Jogos Mortais, que é o “super trunfo”.
Figura 2 – Carta super trunfo do Calcule se for capaz.
            O jogador que começou escolherá entre as opções a que ele acha que irá ganhar e com isso faz a conta que está na carta, se ele tiver o maior resultado de todos os outros jogadores, este ganhará as cartas dos demais.

Figura 3 - Aplicação da atividade.
            Participaram da atividade uma média de 24 alunos. O método de avaliação desta atividade foi analisar o conhecimento do aluno de operações básicas e o cálculo mental das mesmas.
Bibliografia
CAPELLI, Ivan. Trunfo dos Campeões: Pacote Completo. Disponível em: <http://blogdocapelli.warmup.com.br/2007/12/trunfo-dos-campeoes-pacote-completo/> Acesso em: 22 de out. 2012.

Eleições PIBID

Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
Escola e Período: E. E. Prof. Ary Pinto das Neves nos dias 25 de outubro e 6 de novembro; E. E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha nos dias 24, 26 e 31 de outubro.
Responsáveis pelo plano: John Rafael Freitas Pereira; Paula Martins de Oliveira; Theófilo Satoshi Okada.
Conteúdos: Pesquisa e construção de gráficos.
Materiais: Papel quadriculado, lápis, borracha, régua e lousa.
Objetivos: Construir e interpretar gráficos.
Desenvolvimento
            Tendo em vista uma atividade mais dinâmica, esta será executada em dois dias para se ter tempo de passar o conteúdo.
            No primeiro dia será feita uma pesquisa eleitoral de primeiro turno onde os alunos escolherão um “representante de sala”, este representante é apenas simbólico para nossa atividade. Isso ocorrerá após ser feita a escolha de quatro candidatos.
            Escolhido os candidatos, será dado o tempo de um minuto para eles lançarem suas propostas eleitorais. Esse minuto foi deixado para eles praticarem a oratória e também para conscientiza-los do seu futuro dever social. Assim o candidato que quebrasse alguma lei teria sua candidatura caçada.
            Feito a “propaganda eleitoral” foi dado início a contagem de votos, esta ocorreu perguntando um a um em qual candidato eles votariam. A partir dos dados levantados e anotados na lousa será construído um gráfico de barras.
            No segundo dia será iniciado a atividade com o segundo turno da eleição com os dois candidatos que obtiveram o maior número de votos no primeiro turno. Esta será feita para relembrar a aula anterior que se tratava da construção do gráfico.
            Após ser feito os mesmos procedimentos da primeira aula, será feita mais uma pesquisa em que eles irão construir o gráfico que será corrigido posteriormente. A pesquisa em questão se tratará de uma pesquisa de preferência de sabores de sorvetes.
            Em seguida será distribuído o papel quadriculado e régua para que os alunos façam o gráfico e entreguem a folha ao final da aula para avaliar os mesmos.
Figura 1 - Aplicação na E. E. Prof. Ary Pinto das Neves.
Figura 2 - Aplicação na E. E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha.
        Participaram da atividade uma média de 30 alunos por sala, tendo 4 salas no Ary e 3 salas no Sebastião. O método de avaliação desta atividade foi verificar a construção de uma gráfico pelos alunos.

Pescando Equações

Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
Escola e Período: E. E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha no dia 19 de outubro.
Responsáveis pelo plano: John Rafael Freitas Pereira; Paula Martins de Oliveira; Marcelo Constantino Gálio; Luana de Souza Pires.
Conteúdos: Operações básicas.
Materiais: Vara de pescar, barbante para as varinhas, imãs para as varinhas, placa de isopor para o lago, tinta para pintar o isopor, palitos de sorvete para segurar os peixes, papel para imprimir os peixes e clipes para papel para fisgar os peixes com os imãs.
Objetivos: Aprimorar o cálculo mental das operações básicas.
Desenvolvimento
            Esta atividade terá 22 peixes presos a clipes que serão presos no lago (isopor) através de palitos de sorvete e nas varinhas de pescar haverá imãs no lugar do anzol para pescar os peixes.
            Antes de iniciarmos a pescaria iremos definir duas filas de alunos e uma distancia do inicio da fila até o lago para que a pescaria possa acontecer de uma forma organizada. Tendo tudo organizado iremos iniciar a pesca.
            Cada peixe terá uma operação no seu verso, que ira ser resolvida pelos alunos ao serem pescados, caso o aluno acerte a operação ele poderá ficar com o peixe e retornar ao fim da fila, porém se errar terá que devolver o peixe no lago. Segue abaixo as figuras usadas, o lago desenhado em isopor e as operações.
1.      25 – 10 + 23 - 5
2.      212 + 8 – 100 – 50 - 70
3.      (10 + 5) / 3 + 10
4.      74 / 2 – (16 + 4)
5.      8 x 7 – 6 x 6
6.      7 x 7 + 8 x 3 – 7 x 4
7.      64 / 8 + (8 – 5) – 1
8.      144 / 12 – 10 + 2
9.      (450 / 45) x 10
10.  45 – 25 +(30 – 17)
11.  350 / 70 + 48
12.  5 – 3 + 2 x (10 + 17)
13.  13 x 13 x 10
14.  (85 x 3) – (58 x 7)
15.  18 x 2 – 16 (4 x 5)
16.  1890 – 891 + 101
17.  (3 x 8) + (7 x 9)
18.  (30/5) – 6
19.  (5 x 5) 10/2
20.  140 x 10 – 17
21.  (1 x 1 x 1 x 1 x 2 x 3 x 0) = 1
22.  Quantos anos você fará em 2020?
Figura 1 - Imagem de peixe azul utilizado.
Figura 2 - Imagem do peixe amarelo utilizado.
Figura 3 - Imagem do lago.
            Vence quem conseguir pescar mais peixes.

Figura 4 - Aplicação da atividade.
            Participaram da atividade uma média de 20 alunos. O método de avaliação desta atividade consistia em analisar as dificuldades que os alunos apresentaram e o tempo levado para resolver cada operação.

Origami no Intervalo

Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
Escola e Período: E. E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha no dia 5 de outubro.
Responsáveis pelo plano: Theófilo Satoshi Okada; John Rafael Freitas Pereira; Paula Martins de Oliveira.
Conteúdos: Geometria.
Materiais: Papel espelho 10x10 cm..
Objetivos: Fazer o aluno se familiarizar com o sólido geométrico e polígonos.
Desenvolvimento
        Inicialmente foram passadas algumas regras importantes para os alunos para fazer os origamis. As regras eram:
  Não vincar o papel, pois se corre o risco de rasgar o papel;
 Não se deve fazer o origami apoiado na mesa ou nas coxas, pois assim não será estimulada a coordenação motora, mesmo porque o origami é uma arte que pode ser praticada em qualquer lugar, sem depender de locais para se apoiar;
 Não fazer uma “competição” de quem termina primeiro, pois quanto mais rápido for feito menos caprichado estará o origami e no caso dos origamis que irei ensinar, não teremos as peças se encaixando com facilidade.
            Passada as regras foram ensinados dois tipos de origamis, um Sonobe jóia e um Coração com Asas que tem seus diagramas abaixo.
Figura 1 – Diagrama Sonobe Jóia.
Figura 2 – Diagrama do Coração com Asas.
Figura 3 - Aplicação da atividade.
            Participaram da atividade uma média de 10 alunos. O método de avaliação desta atividade foi verificar os origamis finalizados.
Bibliografia
KASAHARA, Kunihiko; TAKAHAMA, Toshie. Origami for the Connoisseur. Tokyo e Nova Iorque: Japan Publications, Inc., 1987. p. 42-43.
HIDALGO, Joel J. U.. Origami - Coração com Asas. Disponível em:  <http://3dimagemcraft.blogspot.com.br/2011/04/origami-coracao-com-asas.html> Acesso em: 22 set. 2012.

Aula de Origami

Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
Escola e Período: E. E. Prof. Ary Pinto das Neves nos dias 4 e 18 de outubro; E. E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha nos dias 3, 5 e 17 de outubro.
Responsáveis pelo plano: Theófilo Satoshi Okada; John Rafael Freitas Pereira; Paula Martins de Oliveira.
Conteúdos: Geometria.
Materiais: Papel espelho 10x10 cm.
Objetivos: Fazer o aluno se familiarizar com o sólido geométrico e polígonos.
Desenvolvimento
            Esta atividade foi desenvolvida para ser aplicada em duas aulas e por se tratar da primeira aula com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, foi desenvolvida esta atividade bem descontraída abordando o conteúdo de geometria.
            Na primeira aula será perguntado aos alunos o que eles acham que eles fariam com aqueles papéis espelhos quadrados. Em seguida seriam passadas algumas regras importantes para os alunos para fazer os origamis. As regras eram:
      Não vincar o papel, pois se corre o risco de rasgar o papel;
      Não se deve fazer o origami apoiado na mesa ou nas coxas, pois assim não será estimulada a coordenação motora, mesmo porque o origami é uma arte que pode ser praticada em qualquer lugar, sem depender de locais para se apoiar;
      Não fazer uma “competição” de quem termina primeiro, pois quanto mais rápido for feito menos caprichado estará o origami e no caso dos origamis que irei ensinar, não teremos as peças se encaixando com facilidade.
            Passado as instruções será dado inicio ao origami Cubo Sonobe que é montado com seis papéis, onde cada papel corresponde a uma face do cubo ao final. Abaixo esta o diagrama do mesmo.
Figura 1 – Diagrama do Cubo Sonobe.
            Na segunda aula será relembrado as regras importantes para o origami e será ensinado o Tsuru. Abaixo está o diagrama do mesmo.
Figura 2 – Diagrama do Tsuru.
Figura 3 - Aplicação da atividade na E. E. Prof. Ary Pinto das Neves.
Figura 3 - Aplicação da atividade na E. E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha.
            Participaram da atividade uma média de 30 alunos por sala, tendo 4 salas no Ary e 3 no Sebastião. O método de avaliação desta atividade foi verificar os origamis finalizados.
Bibliografia
KASAHARA, Kunihiko; TAKAHAMA, Toshie. Origami for the Connoisseur. Tokyo e Nova Iorque: Japan Publications, Inc., 1987. p. 42-43.
ARAKI, Chiyo. Origami for Christmas. Tokyo e Nova Iorque: Kodansha International, 1990. p. 22-25 e p. 48-51.