domingo, 31 de março de 2013

Plano de Aula 1 : Frações Equivalentes



Atividade da aula i na EE Ary Pinto das Neves
Plano de aula 1:Frações equivalentes

Ano 8° anos
Aulas previstas 1 hora aula.


Introdução.

Neste momento do ano letivo espera-se que o aluno já consiga compreender o conceito de números racionais e fracionais, tornando assim a fácil comparação entre esses números .


Conteúdo.

Números racionais , números inteiros e fração.


Objetivo
.
Nesta aula vamos trabalhar com a identificação dos números racionais e frações equivalentes e como identifica-los e realizar operações simples de comparação entre eles .

Atividade.
Nesta aula foi aplicado dois jogos sobre Frações na qual se teve o intuito de reforçar o conteúdo aprendido em sala de aula .
Jogo 1:

Baralho das Frações


O jogo de baralho das frações é composto por 55 cartas, com frações de décimo, nonos, oitavos, sétimos, sextos, quintos, quartos, trecos, meios e um inteiro.
Este jogo sofreu algumas adaptações para poder ser trabalhado com os alunos com maior clareza das operações.

Regras do jogo
: ganha a jogada quem apresentar a carta com a maior fração, ou quem apresentar uma fração equivalente a maior fração descartada na mesa. Ganha o jogo quem tiver o maior número de cartas ao final do jogo, obtido como vitória em cada jogada.
Embaralhe as cartas e distribua a cada jogador quatro cartas aleatórias;
O restante das cartas fica como "morto" para ser retirado no andar do jogo;
Quem distribui as cartas começa jogando. Descartando uma carta no jogo.
Os demais jogadores devem descartar uma carta com o objetivo de apresentar uma fração maior do que a apresentada pelo outro jogador. Caso não tenha em mão uma carta com fração maior que a jogada pelo outro jogador,passa a vez para o próximo jogador.
Ganha e recolhe todas as cartas descartadas na jogada, o jogador que apresentar a maior fração.
O jogador ganhador da rodada, inicia o novo jogo, descartando uma carta de sua mão;
O jogo continua com a mesma regra.
Caso algum jogador descarte todas as cartas da mão, deverá esperar o ganhador da rodada e iniciar novamente o jogo.
Quando todas as cartas acabarem, ganha o jogo o jogador que tiver o maior número de cartas obtidas nas vitórias de cada rodada.


Jogo 2 . Corrida das Frações .

Este jogo é composto de 1 tabuleiro ,pedras coloridas para representar os jogadores e dados numéricos simples.
Regras do jogo: 4 jogadores iniciam a partida na primeira casa do tabuleiro o primeiro jogador lança simultaneamente dois dados numéricos e com os números obtidos monta uma fração , levando sempre em conta que o maior número obtido será o denominador da fração; este jogador anota a fração obtida e espera o próximo jogador fazer sua jogada cumprindo as mesmas regras, ao final de todas as jogadas dos participantes estes comparam as frações obtidas e o jogador que tiver obtido a maior fração avança uma casa no tabuleiro.
Vence o jogo o jogador que chegar primeiro na casa final do tabuleiro.

Desenvolvimento.
A aula foi iniciada primeiramente com uma revisão do conteúdo de frações e após a explicação pedi para que os alunos dividissem em grupos com 4 pessoas , apresentei os jogo que iríamos trabalhar e expliquei suas respectivas regras pedi que os grupos escolhessem entre os dois jogos e distribui os jogos pedidos por cada grupo .
Depois de alguns minutos de jogo e algumas rodadas desenvolvidas por eles troquei os jogos entre os grupos de modo que todos os grupos pudessem praticar e trabalhar com os dois jogos aplicados .


Materiais utilizados:

Jogo 1: Baralho das frações.
Jogo 2: Corrida das frações.

 
Referencias bibliográficas.





 
 
pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/fracoes/fracoes.htm









 
 
Plano de aula 3: Números decimais.



EE. Ary Pinto Das Neves.
1° bimestre 2013.
Ano 8° anos.
Aulas previstas 1 hora aula

.
Introdução.



Números decimais indicam um número que não é inteiro. Geralmente após o algarismos das unidades, usa-se uma vírgula, indicando que o algarismo a seguir pertence à ordem das décimas, ou casas decimais. Todos os números decimais finitos ou infinitos e periódicos podem ser escritos na forma de fração.

Conteúdo.

Fração, operação de divisão , números decimais, números inteiros e números racionais.
Objetivo.

Espera-se que o aluno consiga identificar um número decimal originada do quociente de uma operação de divisão entre dois números inteiros na forma de fração.

Atividade.

Para esta aula separei duas atividades relacionadas com o conteúdo de números decimais, primeiramente aplicarei a atividade do jogo do bingo dos decimais e depois a atividade 2 que seria o jogo da memória dos decimais.
Jogo 1 : Bingo dos decimais.
Distribui cartelas numeradas com decimais entre os alunos e fui sorteando frações aleatoriamente e copiando essas frações sorteadas na lousa , os alunos teriam que efetuar a divisão dos números inteiros componentes da fração sorteada e se o quociente desta divisão estivesse presente em sua cartela , o aluno então marcaria o ponto, o jogo continuaria assim até um aluno marca dez pontos na tabela e gritar bingo.
Cartela bingo



0,500


1,330


1,250


1,500


0,750


0,700


0,250


0,880


1,000


0,550


2,500


0,660


0,150


0,001


0,100


0,025



Referencias bibliográficas.










Plano de aula 4 – Potenciação e Radiciação.

EE. Ary Pinto Das Neves.

1° bimestre 2013.

Ano 8° anos.

Aulas previstas 1 hora aula
.

Introdução.


Nesta aula vamos trabalhar os conceitos de potência e raiz quadrada com um jogo para solidificar os conteúdos vistos em sala de aula.

Conteúdo.

Potência , raiz quadrada , números inteiros , operações fundamentais e propriedades.

Objetivo.

Espera-se que o aluno seja capaz de conhecer e operar as propriedades de potencia bem como realizar as operações básicas correspondentes ao conteúdo aplicado.

Atividade.

Aplicamos um jogo com o conteúdo de potencias e raiz quadrada este jogo sofreu algumas variações nas regras para facilitar o entendimento entre os alunos .

Jogo da potencia.

Este jogo é constituído de 42 cartas nas quais estão presentes representações de operações de potencia e radiciação bem com números inteiros correspondente as propriedades de potencia e radiciação enunciadas.

REGRAS DO JOGO

Este jogo tem regra semelhante ao de jogo de cartas. As cartas são embaralhadas.

Distribui-se 7 cartas para cada participante e as cartas restantes vão para compra com a face para

baixo. Vira-se sobre a mesa uma carta do compra. Inicia-se o jogo com o participante à direita do distribuidor de cartas.

Cada um, na sua vez, compra a primeira carta do monte ou as cartas da mesa, conforme a sua

conveniência. Após analisar as suas cartas, deve abaixar os pares correspondentes, caso os tenha. As cartas abaixadas devem ser pares corretos e ficarão em posse do jogador que conseguiu montar o par correspondente.

Ganha o jogador que terminar com maior quantidade de cartas ao final da rodada

Uma outra forma de aplicação deste jogo e que foi utilizada pelos alunos foi o jogo da memória.

Jogo:







Desenvolvimento.

Iniciei a aula com uma aula expositiva dialogada com o conteúdo de potencias e radiciação e suas propriedades, logo em seguida pedi para que os alunos se dividissem em grupos de 4 pessoas e explique as regras do jogo que seria aplicado .



Materiais utilizados.

Jogo de cartas, lousa , giz



Referencias bibliográficas.











 

sábado, 30 de março de 2013

Sequência de Aulas - Princípio Multiplicativo

A atividade de Princípio Multiplicativo foi desenvolvida numa aula dupla no dia 21 de março de 2013 com os alunos do 1º colegial da E. E. Professor Sebastião de Oliveira Rocha.

A aula foi expositivo dialogada, em que os alunos resolveram exemplos e exercícios. Para alguns exemplos, construímos a árvore de possibilidades, como nos exemplos abaixo:

                 "Jhonathan terminou o jogo com as seguintes cartas: 2 camisetas (verde e vermelha), 1 calça (azul) e 1 par de tênis (preto). Quantos conjuntos diferentes de roupa Jhonathan possui?”

"Fabrícia terminou o jogo com 2 camisetas de cores diferentes, 1 calça e 2 tenis. Quantos conjuntos distintos de roupas ela possui?”


“Matheus possui 2 camisetas, 2 calças e 2 tênis. Quantos conjuntos distintos ele possui?”

Os alunos também tiveram contato com exercícios do tipo:
  •                      Quantos números distintos de 2 algarismos podemos formar empregando os caracteres 0, 1, 2, 3, 4, 5?
     Dessa maneira, puderam de aprofundar no conceito de princípio multiplicativo e resolver vários modelos de exercícios, aprendendo a lidar com condições e com o princípio multiplicativo em si.
Foi uma aula muito gratificante em que os alunos tiveram uma participação bem ativa e que pode-se notar que eles entenderam o conceito trabalhado, em sua grande maioria.

Postagem: Graziele Delgado





Introdução a relações e operações de conjuntos

Essa atividade foi aplicada na Escola Estadual Ary Pinto das Neves,para os 9º anos B e C é a 2º atividade do plano de aula, foi desenvolvida no dia 21 de março de 2013.



 A atividade consistia em uma aula expositiva, porém com a utilização de cartazes, a fim de  esclarecer melhor o conteúdo.

Separando objetos

Essa atividade foi aplicada na Escola Estadual Ary Pinto das Neves nos 9º anos C e D, 1ª atividade do plano de aula, a atividade foi desenvolvida no dia 14 de março de 2013, para cerca de 50 alunos.




A atividade consistiam em  imagens de alguns objetos que os alunos deverão encontrar seus respectivos grupos. Os grupos serão frutas, esportes,
Animais, vegetais e legumes, doces. 

sexta-feira, 29 de março de 2013

Correção dos exercícios sobre regra de três + lista adicional.


4° Aula do dia 20 de março de 2013:

Esta atividade foi aplicada na Escola Dr. Alvaro Guião, para os alunos do 2° ano do ensino médio. as atividades foram realizadas na quarta-feira das 18:00 hs às 19:00 hs.

Na 4° aula, corrigimos os exercícios, que haviam ficado para fazer em casa,  a maioriados alunos fez então, de certa forma foi mais fácil; porem, como a maioria não havia ido na ultima aula por conta da suspensão, eles não tinha os exercícios, e também outros alunos da turma do PIBID de terça-feira que estavam repondo falta da ultima aula (porque estavam de suspensão e não puderam comparecer), então a sala estava cheia, e foi difícil trabalhar com eles, porque ficaram agitados. Mas mesmo assim conseguimos terminar de corrigir os exercícios e tirar as duvidas.
Passamos também uma lista, para eles entregar.







Postagem: Thairiny Parente

Revisão de regra de três.


3° Aula do dia 13 de março de 2013:

Esta atividade foi aplicada na Escola Dr. Alvaro Guião, para os alunos do 2° ano do ensino médio. As atividades foram realizadas na quarta-feira das 18:00 hs às 19:00 hs. 

Na 3° aula, introduzimos os conceitos de regra de três diretamente proporcional e regra de três inversamente proporcional.
Fizemos exemplos simples, e demos uma lista de exercício para eles resolverem.
Damos um tempo para cada exercício, e íamos corrigindo junto com eles.



Nessa aula comparecem menos da metade da turma, porque algumas salas estavam de suspensão. 

Postagem: Thairiny Parente

Correção dos exercícios sobre porcentagem da 1° aula


2° Aula do dia 6 de março de 2013:

Esta atividade foi aplicada na Escola Dr. Alvaro Guião, para os alunos do 2° ano do ensino médio; as atividades foram realizadas na quarta-feira das 18:00 hr às 19:00 hr. 

Na segunda aula, perguntamos sobre os exercícios que tinham ficado da ultima aula, e nenhum deles tinha feito. Então tivemos que retomar o assunto da ultima aula, 
Então, demos um tempo para que eles pudessem fazer os exercícios, e íamos corrigindo, conforme eles iam fazendo.

Durante essa aula, dois alunos não se comportaram bem, eles conversaram muito e, foi necessário pedir para que eles saíssem da sala de aula.
Alguns alunos participaram bastante da aula, eles perguntavam, ajudavam a realizar operações, questionavam o “porque” de algumas passagens durante a correção dos exercícios.
Nessa aula, conseguimos corrigir todos os exercícios, e tirar as duvidas referente a eles; porem como percebemos a grande dificuldade deles em usar regra de três, decidimos “sair fora” do plano de aula, pois para que pudéssemos continuar com as atividades, era necessário suprimir essa falta.

Postagem: Thairiny Parente

Introdução a porcentagem.


1° Aula do dia 27 de fevereiro de 2013:

Esta atividade foi aplicada na Escola Dr. Alvaro Guião, para os alunos do 2° ano do ensino médio. As atividades foram realizadas durante o período oposto as aulas, durante as quarta-feira das 18:00 às 19:00 horas.

Primeiramente nos apresentamos aos alunos, e falamos para eles como seria o andamento das aulas.
Iniciamos a aula perguntando o que eles sabiam sobre porcentagem. Também perguntamos onde eles viam porcentagem, eles responderam que já tinham visto porcentagem em anúncios de lojas, supermercados, propaganda na televisão. 
Então introduzimos o conceito de porcentagem. 
                  
Depois demos uma lista de exercícios:




Verificamos que alguns alunos tinham dificuldade para fazer os exercícios, porque não se lembravam de alguns conceitos e, também por interpretar mal os enunciados.  


Postagem: Thairiny Parente


Jogo do Bafo

Esse jogo foi aplicado na Escola Sebastião de Oliveira Rocha, durante o intervalo do dia 15/03.
O jogo proposto tem a finalidade fazer com que os alunos se familiarizem cada vez mais com o conteúdo de operações básicas. Com isso, os alunos terão maior facilidade com esses tipos de operações.
Neste jogo, os alunos serão dispostos em dupla, cada um com 5 (cinco) cartas e serão acompanhadas por um monitor. Cada carta possui uma operação básica em um dos lados.
Resolvidas estas questões preliminares, cada aluno deverá colocar uma das cartas num plano, sendo certo que a face que contém a operação básica deve ser colocada para baixo. Assim, o primeiro aluno da dupla baterá sua mão em cima das duas cartas e aquela que virar com o cálculo para cima deverá ser resolvida por este aluno para que possa conservar cada vez mais cartas.
Se, porventura, o aluno não conseguir resolver as questões e/ou perder todas as suas cartas para o colega da dupla, será “emprestada” mais duas cartas para que ele tenha condições de continuar o jogo e recuperar suas cartas perdidas. Tão logo ele consiga recuperar suas cartas perdidas, deverá devolver as “emprestadas”. Vence o jogo quem conseguir ficar com todas as figuras do colega na dupla.
As contas utilizadas e as figuras estão logo abaixo:
1)1+3-7
2)1+1+1-3
3) 5+5-10+5
4)6+5-10+5
5)7-5+4
6)6+1-3
7)7+2-3
8)5+10+15-15
9)-10+5+5-6
10)6-6+12-12
11)5x5/5
12)1/1x10
13)4x5x10x10
14)7x7/7x4
15)6/3/2x1
16)8/4x5x2
17)9x6/6
18)2x3x5/15
19)1x2x3x4
20)6x6/6
21)5x8/2
22)6x5/2
23)9x9/9x2
24)0/1x5
25)5x5/1
26)3x5x2/2
27)2x2x4/2
28)9x8/4
29)9+9-9+5
30)-50+49-1
Figura 1 - Cartas do Jogo do Bafo.

Operações básicas

1º Dia (Jogo da Memória Matemática)
            Essa atividade foi aplicada nas Escolas Sebastião de Oliveira Rocha e Ary Pinto das Neves, nos dias 05/03(Ary e ESOR); 08/03(ESOR).
O jogo da Memória Matemática consiste em várias cartas contendo soma e subtração, sendo que o par respectivo consiste em seu resultado matemático. Assim, as cartas estarão dispostas com a face para baixo e os alunos deverão escolher uma das cartas e, após, adivinhar onde está o seu respectivo par, como no exemplo abaixo:
Figura 1 – Exemplo de um par de cartas do jogo da memória.

Esta atividade será iniciada dividindo os alunos em grupos de 5 pessoas, logo em seguida será dada, em lousa, uma breve explicação do que iremos aplicar para os alunos. Iremos pedir para que os alunos coloquem as cartas dispostas em um plano com a face virada para baixo. Em seguida, o grupo deverá decidir quem começa a partida, e a jogam como num jogo da memória.

Ø    2º Dia (Gincana do Escolhendo os sinais)
Essa atividade foi aplicada nas Escolas Sebastião de Oliveira Rocha e Ary Pinto das Neves, nos dias 06/03 (Ary); 14/03 e 15/03(ESOR).
Iniciamos a aula explicando para os alunos a finalidade do jogo na lousa com três exemplos:
5_5_5=5                     5x5/5=5
2_3_3=2                     2x3/3=2
1_1_10= 10                1/1x10= 10
Figura 2 – Exemplos dados na lousa.

Falaremos para eles que as equipes serão dispostas em fileiras e nomearemos os grupos, para começarmos a jogar a gincana.
Essa gincana consiste em encontrar operações matemáticas que levem aos resultados.
Um aluno de cada equipe terá que ir até a lousa terá que responder o sinal da operação com o auxilio do professor, se o mesmo conseguir responder quais os sinais corretos de cada operação. Se o resultado do aluno estiver correto, ele conseguirá um ponto para a sua equipe, em seguida irá outro aluno de outra equipe e assim sucessivamente. Sendo que a conta é similar ao da figura abaixo:


Figura 3 – Exemplo de operação.
O aluno terá que ter um raciocínio lógico nos tipos de operações estipuladas para pensar qual a sequência que ele terá que usar, como por exemplo: 6x6/6=6 ou 6/6x6.
Ø    3º Dia (Jogo 1 2 3 Matemática)
Essa atividade foi aplicada em duas Escolas, Ary Pinto das Neves e Sebastião de Oliveira Rocha, nos dias 12/03 (Ary); 19/03 e 21/03(ESOR).
            Iniciamos a aula com dois exercícios do SARESP:
Uma polegada corresponde cerca de 2,5 cm. Um sapato no exterior possui 6 polegadas de comprimento, que corresponde a :
(A)             12 cm
(B)             13 cm
(C)             14 cm
(D)             15 cm”
Em seguida aplicamos o segundo exercício:
Uma loja vende botijões térmicos de dois tamanhos. O botijão com capacidade para 8 litros é vendido por 56 reais. Se o preço dos botijões for proporcional á capacidade, o preço do botijão de 2 litros é:
(A)             R$50,00
(B)             R$28,00
(C)             R$20,00
(D)             R$14,00

Começamos dividindo os alunos em dois grupos, cada grupo terá um professor auxiliando. Feito isso cada grupo fará um circulo com as cadeiras, sendo que um dos alunos ficará no meio do círculo.
As regras do jogo são as seguintes:
Ø    O aluno que está no meio do circulo apontará para um de seus colegas que estará compondo o circulo, e este dirá um número qualquer (por exemplo: 3);
Ø    O aluno que esta no centro apontará para outro colega do circulo, que dirá uma operação básica (por exemplo: -);
Ø    O aluno no centro do circulo irá apontar para outro aluno, o aluno que foi escolhido falará um número (por exemplo: 5);
Ø    O aluno do centro terá que resolver a operação básica. Caso o aluno não consiga responder ele terá ajuda do professor responsável. Todos os alunos deverão assumir a posição central em algum momento.

Aula: Tratando e analisando dados



No dia 22/03/2013 na escola estadual Ary Pinto das Neves nos sextos anos, foi aplicado a sequência de ensino "Planeta água" do livro Do tratamento da informação ao letramento estatístico, onde se trabalhou os tipos de consumo (semestral familiar, médio mensal familiar e diário por pessoa).
Percebi quando falei sobre consumo médio, os alunos nas três salas confundiram média aritmética com mediana, então ressaltei a diferença entre as duas medidas, e quando usávamos ambas e continuei a explicação. O comportamento continuou sendo ótimo, onde os alunos perguntavam sobre tudo e todos participavam da aula.

Postagem: Everton Luna 

Aula: Medidas de Tendência Central



No dia 15/03/2013 na escola estadual Ary Pinto das Neves nos sextos anos foi aplicado a sequência de ensino "Planeta água" do livro Do tratamento da informação ao letramento estatístico, onde se conversou com os alunos sobre o consumo e o desperdício de água, e também foi aplicado uma aula sobre Medidas de tendência central (Média, mediana e moda). Nas três sala os alunos se comportaram, eram aplicados e faziam toda hora perguntas sobre o que era exposto.

Postagem: Everton Luna

Intervalo na ESOR – Ache os polígonos


Esta atividade pode ser feita individualmente ou em grupos de no máximo 3 alunos. Os materiais necessários são as nove figuras geométricas recortadas e de quatro conjuntos de cores diferentes. O “jogo” se resume, basicamente em comentar sobre as 9 figuras que devem ser encontradas (quadrado, losango, triângulo, retângulo, trapézio, paralelogramo, pentágono, hexágono e círculo).
Primeiro fala-se o nome da figura e os alunos tem que encontrá-la, caso não saibam, o responsável pela atividade explica a diferença entre elas. Depois a dificuldade vai aumentando, não só por aumentar a quantidade de figuras e de especificar a cor, mas também pelas características que elas possuem, por exemplo, devem comentar a quantidade de lados, os ângulos internos que possuem (agudo obtuso reto ou 360º), soma dos ângulos internos, e até mesmo a área, em vez de apenas dizer o nome dela.
            Participaram da atividade seis alunos e mais uns dez passaram para ver como era, mas não chegaram a jogar. Dos que jogaram, três alunos eram do 6º ANO e três do 7º ANO.
No geral, percebi que eles tiveram dificuldade de diferenciar o pentágono com o hexágono e o losango com o paralelogramo, além de terem dúvidas no começo, do que seriam ângulos agudo, obtuso e reto. Entretanto, com o passar da atividade, fui explicando e eles começaram a entender melhor esses conceitos e essas diferenças.



Postagem: Gisele Ines

quinta-feira, 28 de março de 2013

Tratamento da Informação - Aula sobre Gráficos

Foi feita no dia 27 de março, a atividade sobre gráficos no 6ºBB da Escola Sebastião de Oliveira Rocha.
Nesta aula não houve problemas, os alunos entenderam bem o conceito. Não houve indisciplina, eles permaneceram quietos e participaram da aula do inicio ao fim da aula.
Foi feita uma lista de exercícios retirados da prova SARESP. Houve dificuldade em apenas um exercício. Porém, depois de explicado, os alunos conseguiram fazer os exercícios propostos.
  A imagem, é de um dos exercícios propostos, realizado por um aluno.

Postagem: Luana Stanganini

Gincana Álvaro Guião

No dia 22 de março, houve uma gincana na Escola Álvaro Guião.
Neste dia, um dos jogo aplicados foi o da corda.
O jogo é feito da seguinte maneira: enquanto o aluno vai pulando a corda, são feitas contas básicas para ele responder ( soma, subtração, multiplicação e divisão). A cada resposta errada, a velocidade da corda é aumentada.

Postagem: Luana Stanganini