sexta-feira, 31 de maio de 2013

Oficina de Origami no IFSP - Araraquara

Esta foi uma oficina realizada no do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - campus Araraquara, para alunos do curso de Licenciatura em Matemática. Onde tive auxilio do meu colega John Rafael Freitas Pereira.
Nesta oficina foram ensinados o Tsuru, cubo Sonobe, kusodama Sonobe e o Coração com asas.

diagrama do Tsuru
 
diagrama do cubo Sonobe

 
diagrama do Coração com Asas

foto dos participantes da oficina
O objetivo desta oficina foi de ensinar uma outra "ferramenta" de trabalho para outros licenciandos de matemática.
postagem: Theófilo Satoshi Okada

Oficina de Origami para alunos do IFSP - Araraquara

Esta foi uma oficina realizada no Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), no Instituto de Ciências Matemática e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) - campus São Carlos, para alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - campus Araraquara. Onde tive auxilio do meu colega John Rafael Freitas Pereira.
Nesta oficina foram ensinados o cubo Sonobe, kusodama Sonobe e o Tsuru.

diagrama do cubo Sonobe

diagrama do Tsuru
foto dos participantes da oficina
O objetivo desta oficina foi de ensinar uma outra "ferramenta" de trabalho para outros licenciandos de matemática.
Notícia sobre a oficina no link abaixo:
http://www.icmc.usp.br/Portal/Noticias/leituraNoticias.php?tipoNoticia=Cultura%20e%20Extens%C3%A3o&id_noticia=144

postagem: Theófilo Satoshi Okada

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Intervalo ESOR- Jogo "Número a Número".

      Nos dias 10/05 e 24/05, foi aplicado no horário do intervalo da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, o jogo "número a número".
     Várias alunos já conheciam este jogo, porém eles gostam bastante de joga - lo. As regras do jogo são simples, cada aluno tira uma cartinha, o adversário tem que adivinhar qual é o número do outro fazendo perguntas do tipo" seu número é par?" Se sim, o que fez a pergunta abaixo todo os números que não são pares.
    É trabalhado as características dos números neste jogo.


  Os alunos se mostram bastante interessados em jogar. Quando um não sabe direito qual pergunta fazer ou quais números baixar, tem sempre um outro aluno que acaba ajudando. O que mostra que além deles desenvolver um raciocínio com o jogo, também se mostram cooperativos uns com os outros.

Postagem: Luana Stanganini

quarta-feira, 8 de maio de 2013

7° aula realizada no dia 24 de Abril de 2013, com o 2° ano do ensino médio, na Escola Dr. Álvaro Guião.

Nessa aula eu fiquei com os alunos novos no PIBID.
Então realizei um jogo para eles, que envolvia todo o conteúdo dado ate o momento: regra de três simples e composta, porcentagem e juros.

Os alunos foram divididos em dois grupos, cada grupo ficou com 5 pessoas, 
O jogo é parecido com o da “corrida matemática”, só que eu refiz um tabuleiro maior, para que pudesse ter mais perguntas.
O jogo é da seguinte maneira: um grupo por vez joga o dado, dependendo do numero que sair é o tanto de casas que devem andar. Chegando nessa casa eles devem responder a pergunta referente a essa casa para que permaneçam ali, caso errem a resposta voltaram para a casa anterior que estavam antes. A cada grupo é dado um tempo máximo para que leiam a pergunta e efetuem os cálculos e cheguem a resposta correta, caso esse tempo esgote, eles devem voltar a casa que estavam antes.

O jogo contém 24 casas, sendo: 17 casas com perguntas, 2 casas que faziam voltar 1 casa para traz, 3 casas de PARE que fariam ficar 1 rodada parados e 2 casa de volta 2 casas.



Durante o jogo os dois grupos se comportaram razoavelmente, um dos grupos levo muito na brincadeira, porem esse grupo acertou todas as perguntas e ganhou o jogo. O outro grupo já participou melhor, porem eles não conseguiram acertar as perguntas.

Postagem: Thairiny Parente



6° aula realizada no dia 17 de abril na Escola Dr. Álvaro Guião, para o 2° ano do ensino médio.

Nessa aula falamos sobre juros simples e juros composto.
Para isso usamos um vídeo do M3, que pode ser encontrado nesse link: http://m3.ime.unicamp.br/recursos/1124.







Durante essa aula, os alunos se comportaram muito bem. E também tivemos alguns alunos novos no projeto.

Postagem: Thairiny Parente
5° aula realizada no dia 3 de abril de 2013, na Escola Dr.  Álvaro Guião, para o 2° ano do ensino médio.

Na quinta aula, foi dado um trabalho em grupo sobre porcentagem.
O objetivo do trabalho era que eles trabalhassem em grupo, para que um ajudasse o outro.


Durante o trabalho, os alunos se comportaram bem, e todos fizeram o trabalho completo, apenas um grupo não realizou a as duas partes, fazendo somente a primeira parte do trabalho.
Os alunos se ajudaram, e na minha visão essa aula rendeu mais que as outras, pois eles conseguiram realizar o trabalho proposto e tiraram dúvidas.
Um grupo de meninos me surpreendeu, porque durante as aulas, eles pareciam não estar entendendo e, que não queriam fazer nada, mas eles foram o primeiro grupo a terminar o trabalho e, corresponderam as expectativas desejadas.

Postagem: Thairiny Parente

terça-feira, 7 de maio de 2013


Intervalo na ESOR – Jogo da Velha de Figuras Geometricas


Esta atividade só pode ser feita em duplas, visto que é semelhante a um jogo da velha tradicional. Os materiais necessários são o tabuleiro 4x4 e as 8 peças de figuras planas, como por exemplo, quadrado, retângulo, triângulo, losango, paralelogramo, pentágono, hexágono e círculo,  na cartolina colorida. O objetivo do jogo é rever polígonos e suas principais características e o raciocínio lógico.
Primeiro, pede-se para que os alunos escolham a cor que querem jogar (amarelo, azul, verde ou rosa) e depois para que escolham 4 polígonos diferentes. Após isso decidido, verifica-se se eles conhecem os polígonos escolhidos. Enfim, explica-se que ganha um ponto quem colocar uma última peça na diagonal, horizontal ou vertical, obtendo: todas as peças da mesma cor; do mesmo polígono, do mesmo tamanho ou todas diferentes. Assim o intuito do jogo é acumular o maior número de pontos, bloqueando as jogadas que acarretarão em pontuação adversária.
Participaram 12 alunos e mais uns 5 passaram para ver, mas acabaram não jogando. Dos que jogaram, a maioria era do sexto ano e alguns do sétimo ano.
No geral, percebi que após a primeira rodada, eles começaram a entender o intuito do jogo, dificultando jogadas para o adversário e prestando mais atenção em suas próprias para poderem fazer pontos. Mesmo havendo necessidade de confirmar alguns pontos feitos, eles conseguiram jogar sozinhos e julgar quem tinha vencido. Além disso, vi que muitos deles gostaram do jogo, tendo participado várias vezes.

Postagem: Gisele Ines

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Revisão Ary: Conceitos de medidas de tendência central e gráficos.


No dia 16/04/2013 na escola estadual Ary Pinto das Neves, foi feita uma revisão dos conceitos de medidas de tendência central e gráficos, com as turmas do 6ºA, 6ºB e 6ºC. Nas aulas não houve indisciplina, e além disso, foram bem produtivas devido a excelente participação dos alunos.







Postagem: Eduardo Segantin

domingo, 5 de maio de 2013


Atividades desenvolvidas no mês de abril com os 8° anos na EE Ary Pinto das Neves

Grupo: Números grandezas e medidas.

Orientando: Aline Ap. Miranda Gomes.

Atividade 5

Jogo das operações com potência, números decimais e frações.

Esse jogo consistia e realizar operações entre os números decimais, fracionários e com potência. O jogo formado por um tabuleiro (frações, potências e números decimais) conforme mostra a figura 1 foi distribuídos números aleatoriamente e marcadores que continham grifados os sinais das quatro operações fundamentais e uma tabela de pontuação,

Esse jogo poderia ser jogado entre dois jogadores ou duplas, primeiramente os jogadores escolhiam o tabuleiro que iriam jogar inicialmente e separariam seus marcadores, em seguida o primeiro jogador lança sobre o tabuleiro os marcadores com os sinais das operações e faz pares dos números correspondentes de acordo com os marcadores iguais. Por exemplo, lançando os marcadores o de sinal (+) cairia um sobre o número 0,666 e o outro cairia sobre o número 0,45 sendo assim o jogado anotaria os pares correspondentes em cada operação e efetuaria as contas anotando o resultado final em um campo da tabela (figura 2); ao término da jogada efetuaria a contabilização dos pontos, o segundo jogador faz o mesmo procedimento.

Ao final de cinco rodadas os jogadores somariam o total de pontos obtidos em cada rodada e o jogador que conseguisse a pontuação maior seria o vencedor.

Figura 1


 

Figura 2

Nome: ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­-________________________________n° _____ série____.

 

Tabela pontuação jogo Fração.

Equação                                                                    Resultado

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

Nome: ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­-________________________________n° _____ série____.

 

Tabela pontuação jogo números decimais.

Equação                                                                    Resultado

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

Nome: ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­-________________________________n° _____ série____.

 

Tabela pontuação jogo das potências.

Equação                                                                    Resultado

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

Soma de resultados.

Pontuação

Jogo 1
 
Jogo 2
 
Jogo 3
 
 
Total

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 6

Jogo: revezamento matemático.

Esse jogo consistia em realizar operações com potências e frações, nesse jogo os alunos se dividiram em grupos e formariam uma fila, cada grupo recebeu um chapéu que indicaria o grupo pertencente, ao sinal de autorização para o inicio da atividade o primeiro de cada grupo sai correndo até a mesa onde está a folha de operações a ser realizada e efetua a primeira conta, em seguida volta correndo para a fila do seu grupo e passa o chapéu para o segundo da fila que só assim pode partir para a realização da próxima conta.

Ganha o jogo o grupo que conseguir maior número de acertos em menor tempo de atividade

            

 

 

Atividade 7

Revisão do conteúdo aplicado no bimestre.

A revisão foi aplicada com uma atividade diferenciada; fui sorteando aleatoriamente de dentro de uma caixa envelopes que continham uma pergunta sobre o conteúdo aplicado, ao ler a pergunta colocava-o na lousa e pedia para que os alunos resolvessem; o aluno que terminava a resolução primeiro ganhava um ponto em um marcador geral e um bombom que estava dentro do envelope com a pergunta.

Ao finalizar e a premiação do aluno explicava na lousa aos demais com resolver aquela questão e realizava novo sorteio; quando a questão não era resolvida pelos alunos e percebida então a dificuldade geral explicava a resolução na lousa para a sala toda e quando esclarecido a explicação do exercício retomava ao sorteio.

 

 

Atividade 8.

Avaliação.

Ao final das atividades desenvolvidas no bimestre foi aplicada uma avaliação discursiva aos alunos com os tópicos trabalhados ao longo deste bimestre.

Referencias bibliográficas: