domingo, 30 de junho de 2013

Intervalo da ESOR - Jogo da velha com figuras geométricas
Esta atividade só pode ser feita em duplas, visto que é semelhante a um jogo da velha tradicional. Os materiais necessários são o tabuleiro 4x4 e as 8 peças de figuras planas, como por exemplo, quadrado, retângulo, triângulo, losango, paralelogramo, pentágono, hexágono e círculo,  na cartolina colorida. O objetivo do jogo é rever polígonos e suas principais características e o raciocínio lógico.
Primeiro, pede-se para que os alunos escolham a cor que querem jogar (amarelo, azul, verde ou rosa) e depois para que escolham 4 polígonos diferentes. Após isso decidido, verifica-se se eles conhecem os polígonos escolhidos. Enfim, explica-se que ganha um ponto quem colocar uma última peça na diagonal, horizontal ou vertical, obtendo: todas as peças da mesma cor; do mesmo polígono, do mesmo tamanho ou todas diferentes. Assim o intuito do jogo é acumular o maior número de pontos, bloqueando as jogadas que acarretarão em pontuação adversária.
Participaram 6 alunos e mais uns 3 passaram para ver, mas acabaram não jogando. Dos que jogaram, a maioria era do sexto ano e alguns do sétimo.



sábado, 29 de junho de 2013

Aplicação da experiência "Os passeios aleatórios da Mônica"

Nos dias 5, 12 e 19 de abril, na E. E. Profº Sebastião de Oliveira Rocha, foi aplicada ao 1º ano do ensino médio a experiência "Os passeios aleatórios da Mônica" (Disponível em http://avale.iat.educacao.ba.gov.br
), cujo principal objetivo era introduzir o conceito de probabilidade simples por meio da experimentação do lançamento de moedas.

A atividade foi gratificante e os alunos conseguiram compreender os conceitos envolvidos no experimento. O único inconveniente desse experimento é que as tabelas a serem preenchidas são muitas e bastante extensas, o que faz com que sejam necessárias muitas aulas para a aplicação do mesmo e os alunos acabam dando foco às tabelas que não são muito importantes e deixam as tabelas realmente significativas de lado, pois essas já se encontram no final da atividade. Acredito que uma nova aplicação com uma quantidade menor de tabelas seja mais prática e evidencie melhores resultados.

Postagem: Graziele Delgado
Atividade desenvolvida nos 6º anos EE Ary Pinto das Neves.
Aline Gomes e Camila Buffo.

Jogo do boliche de frações ( 2 aulas)


Conceito: Operações com números naturais e fracionais e suas propriedades operatórias

Conteúdos: Números fracionais e propriedades operatórias.

Objetivo: Relembrar e conseguir efetuar operações de adição entre números fracionários.

Atividade:

Nesta atividade vamos utilizar vamos utilizar duas horas aulas primeiramente dividir os alunos em grupos e vamos as ao pátio da escola onde será realizada a atividade do jogo, em seguida vamos explicar as regras deste jogo que seguirão as mesmas regras convencionais de um jogo de boliche normal só que adaptado os conteúdos matemáticos de operações de fração.

Inicialmente vamos propor a primeira aula para que os alunos somente efetuem as jogadas do boliche e anotem a pontuação obtida em cada rodada, nesta etapa vamos trabalhar mais com o jogo em si.

No segundo momento da atividade pediremos para que os alunos voltem para a sala de aula e permaneçam em grupo, nesta etapa vamos problematizar o jogo com a resolução da pontuação obtida.

É preciso que os alunos efetuem operações de adição entre os números fracionários representados nos pinos e com o resultado comparar com os demais grupos verificando o conceito de comparações de frações, ganha o grupo que obtiver maior número de pontos em todas as rodadas .Valendo como conceito maior número maior pontuação.

Materiais necessários:

Lousa e giz cartela de pontuação e jogo de boliche adaptado.

 Referencias bibliográfica:

http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/91/artigo240626-3.asp

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Medidas de Massa

No dia 14 de junho a atividade do PIBID no sexto ano B da Escola Sebastião de Oliveira Rocha teve como tema "Medidas de Massa". A aula se deu de forma expositiva dialogada e a dinâmica da aula foi baseada em embalagens com indicação da massa. Os alunos participaram dialogando e questionando. Após conhcer as unidades de medida de massa: quilograma, grama e miligrama, foi abordado como fazer a conversão destas unidades de medida. A atividade desenvolvida se mostrou bastante positiva. A aula foi ministrada pela pibidiana Rita Idem.



Medidas de Volume

No dia 7 de junho a atividade do PIBID no sexto ano B da Escola Sebastião de Oliveira Rocha teve como tema "Medidas de Volume". Inicialmente houve um diálogo para conhecer o que os alunos sabiam do tema e em seguida, houve uma aula expositiva abordando a exemplificação de medidas de volume. Ao fim, houve uma explicação sobre conversão das medidas. Em seguida, os alunos foram divididos em duplas para a realização de exercícios. A aula foi ministrada pela pibidiana Rita Idem.



sábado, 22 de junho de 2013

Atividades de Intervalo do Grupo de Informática no Ensino

Calcule Se for capaz 
Jogo do Bafo 
Labirinto da Matemática
Labirinto da Tabuada 
Corações Dobrados 
Mês Contado

terça-feira, 4 de junho de 2013

Ary 8º ano - Combinações e noções básicas de probabilidade

Aplicação do vídeo: episódio do desenho animado "Cyberchance",
que tinha como tema combinações e noções básicas de probabilidade.


Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=eW14Z5_9BYc

http://www.youtube.com/watch?v=MAjJy1W1EeE

Jogo dos múltiplos e divisores

Essa Atividade foi aplicada na Escola Estadual Ary Pinto das Neves, em São Carlos, em São Paulo, em três 6° anos, a atividade consiste em uma brincadeira de morto/vivo, porém era dado um número e se eu falasse um número que fosse divisor, eles agachavam e se o número fosse múltiplo eles ficavam em pé. ganhava a brincadeira o último que errasse, antes foi recordado o conteúdo.    




História dos números naturais

Essa Atividade foi aplicada na Escola Estadual Ary Pinto das Neves, em São Carlos, em São Paulo, em três     
6° anos. A atividade consistia em uma leitura de texto e adicional perguntas sobre como os alunos se imaginam sem os números que conhecemos hoje. E uma atividade com os alunos se passando por pastor e tendo que controlar o rebanho de ovelhas, porém sem utilizar os números abstratos. 






Jogo da memória dos conjuntos numéricos

Essa atividade foi aplicada na Escola Estadual Ary Pinto das Neves, em São Carlos, interior de São Paulo, para dois 9°anos. A atividade consistia em um jogo da memória onde as duplas eram relacionar o número ou objeto com conjunto correspondente.




Colocando em ordem nos conjuntos numéricos

Essa atividade foi aplicada na Escola Estadual Ary Pinto das Neves, em São Carlos, no interior de São Paulo, para dois 9°anos, A atividade consistia em uma "brincadeira" onde os alunos deveriam pegar um pedaço de papel com números onde eles deveriam classificar em números naturais, inteiros, racionais e irracionais, que estavam representado na lousa,









Interpretando problemas com conjunto

Essa atividade foi aplicada em uma Escola Estadual Ary Pinto das neves, em São Carlos, interior de São Paulo, para dois 9°anos , a atividade consistia de uma situação mais real dos problemas com utilização de lantejoulas, que representava  os alunos do problema: 
Uma classe de 40 alunos, 30 alunos foram  aprovados em matemática, 35 em português e 28 nas duas matérias.
a)Representar em diagrama

b)Quantos alunos não foram aprovados em nenhum matéria?

c)Quantos alunos foram aprovados em apenas uma matéria.









Jogo do mico dos conjuntos

Essa atividade foi aplicada na Escola Estadual Ary Pinto das Neves, em São Carlos, no interior do estado de São Paulo, A atividade foi aplicada para dois 9°anos, a atividade consistia em jogo do mico comum, porém tinha que relacionar a representação em diagrama e representação simbólica.  











segunda-feira, 3 de junho de 2013

Aula 3: Filme "Cyberchase"

      No dia 14/05/2013 na escola estadual Ary Pinto das Neves, foi passado o filme “Cyberchase” nos 8º A e C, pois no episódio desse desenho eles vão para o cyberespaço e discutem se os jogos de um determinado parque são ou não honestos, ou seja, os jogadores tem que ter a mesma chance de vencer que a banca.
      A cada desafio proposto nesse desenho antes das crianças o resolverem, pausava-se o filme e perguntava para os alunos se o jogo em questão era honesto. Os alunos acertaram todos os desafios.
Fotos: Filme "Cyberchase"



Postagem: Everton Luna
Aula sobre Mediana e Moda

No dia 03/06 foi realizada a aula sobre mediana e moda, na 6ª série A da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha. Esta foi a 3ª e 4 ª aula realizada nesta sala.





Nesta aula, utilizamos exemplos que estavam no cotidiano dos alunos, e também, relacionamos os assuntos com o jogo " Super Filme" que foi utilizado na primeira aula.

Foi realizado também vários exercícios junto com os alunos.

Postagem: Luana Stanganini

Aula 2: Jogo "Par ou Ímpar"

      No dia 14/05/2013 na escola estadual Ary Pinto das Neves, nos 8º A e C, aplicou-se o jogo “Par ou Ímpar”. Primeiramente os alunos formaram grupos de quatro alunos, e para cada grupo foi entregue uma tabela e explicado como eles deveriam preenchê-la, e também a dinâmica do jogo.
Tabela do jogo “Par ou ímpar”.

      Uma dupla era o PAR e a outra, ÍMPAR. O jogo consistia em lançar três dados e multiplicar os resultados, se o produto for par, ponto para a dupla PAR, se for ímpar, ponto para a dupla ÍMPAR. Após oito rodadas o jogo terminava. Na tabela, os alunos deviam anotar o resultado de cada rodada e o produto do resultado dos três dados, em suas respectivas jogadas, e qual foi a vencedora do jogo.



Postagem: Everton Luna

Aula 1: Princípio Fundamental da Contagem

      No dia 10/05/2013 na escola estadual Ary Pinto das Neves, nos 8º A e C o assunto da aula foi o Princípio fundamental da contagem. Na aplicação dos exercícios, inicialmente os alunos se confundiram sobre como se calcular o número de combinações, mas foi explicado para eles que para resolver os exercícios, eles deveriam analisar as possibilidades e utilizar o Princípio fundamental da contagem. Assim os alunos chegaram à solução dos exercícios.



Postagem: Everton Luna



Aula 7º Ano - Média e Gráfico

2ª Aula realizada dia 27 de maio na Escola Sebastião de O. Rocha, para o 7º ano do ensino fundamental.

Para o decorrer dessa aula os pibidianos utilizaram de exemplos e situações do jogo dado na aula passada para trabalhar os conceitos de média e gráfico de linhas.

Encerrando a aula os alunos receberam uma atividade sobre a matéria para entregar na aula seguinte.


Postagem: Lucas Bocatto