quarta-feira, 10 de julho de 2013

6° aula (7° ano) - Ary (avaliação)

Esta síntese refere-se aplicação do Plano de Aula sobre média, moda, mediana e introdução a gráfico e tabelas, aplicadas aos alunos do 7° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Ary Pinto das Neves. 

6° aula realizada no dia  19 de junho de 2013:

Na sexta aula, realizei uma avaliação com as duas turmas (7°A e 7°C), no horário normal de aula.                        
Foram avaliados 26 alunos do 7° A e 26 alunos do 7° C.
A avaliação continha 5 questões dissertativas, e valia 12 no total de pontos. As questões eram semelhantes com as que foram vistas em sala de aula, algumas eram de observação de tabelas e construção de gráficos.
Os alunos em sua maioria permaneceram quietos e, durante a avaliação não houve problema de indisciplina.


Postagem: Thairiny Parente

5° Aula (7° ano) - Ary ( Gráficos e tabelas)

Esta síntese refere-se aplicação do Plano de Aula sobre média, moda, mediana e introdução a gráfico e tabelas, aplicadas aos alunos do 7° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Ary Pinto das Neves. 

5° aula realizada no dia 17 de junho de 2013:

Na quinta aula  conversei com os alunos sobre gráficos e tabelas. Perguntei a eles o que eles sabiam sobre gráficos e tabelas e, a partir do que eles iam me falando conduzi a aula.
E a partir de alguns exemplos mostrei a eles como construir um gráfico e uma tabela.


Postagem: Thairiny Parente

4° Aula (7° ano) - Ary

Esta síntese refere-se aplicação do Plano de Aula sobre média, moda, mediana e introdução a gráfico e tabelas, aplicadas aos alunos do 7° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Ary Pinto das Neves.  

4° aula realizada no dia 7 de junho de 2013:

Na quarta aula realizei vários exercícios sobre moda e mediana.
Os alunos participaram bastante na resolução dos exercícios e se comportaram bem.

Postagem: Thairiny Parente

6° aula (3° ano) - Álvaro Guião

6° aula realizada no dia 12 de junho de 2013:


Na sexta aula os alunos do 3° ano realizaram uma avaliação com o Douglas, eu apliquei uma atividade diferente aos alunos do PIBID de terça-feira que foram repor aula.

Os alunos foram divididos em dois grupos, cada grupo ficou com 5 pessoas.
O jogo é parecido com o da “corrida matemática”, só que eu refiz um tabuleiro maior, para que pudesse ter mais perguntas.
O jogo é da seguinte maneira: um grupo por vez joga o dado, dependendo do número que sair é o tanto de casas que devem andar. Chegando nessa casa eles devem responder a pergunta referente a essa casa para que permaneçam ali, caso errem a resposta voltaram para a casa que estavam antes. A cada grupo é dado um tempo máximo para que leiam a pergunta e efetuem os cálculos e cheguem à resposta correta, caso esse tempo esgote, eles devem voltar à casa que estavam antes.

O jogo contém 24 casas, sendo: 17 casas com perguntas, 3 casas que faziam voltar 1 casa para traz, 3 casas de PARE que fariam ficar 1 rodada parados e 1 casa de volta 2 casas.

As preguntas eram sobre: regra de três (simples e composta), porcentagem e juros.

Postagem: Thairiny Parente

4° e 5° aula (3° ano) - Álvaro Guião (revisão sobre probabilidade)

Esta síntese se refere à aplicação do Plano de Aula sobre gráficos, aplicado aos alunos do 3° ano do ensino médio da Escola Estadual Dr. Álvaro Guião. As atividades foram realizadas durante o período oposto às aulas regulares, durante as quarta-feira das 18:00 às 19:00 horas.

4° Aula realizada no dia 29 de maio de 2013:

Na quarta aula foi realizada uma revisão sobre probabilidade.
A partir de alguns exemplos verificamos os conhecimentos prévios dos alunos.

5° Aula realizada no dia 5 de junho de 2013:

Na quinta aula realizamos vários exercícios sobre probabilidade.

Postagem: Thairiny Parente 


terça-feira, 2 de julho de 2013

Jogos no intervalo ESOR

Neste bimestre quem ficou responsável pela aplicação dos jogos no ESOR, do grupo de Tratamento da Informação, foi eu e o pibidiano Lucas Bocatto. Foram trabalhados os jogos, número a número, Super Filme.






Postagem: Luana Stanganini

Aplicação do Plano de Aula ( Gráficos e Medidas de Tendência Central)



Este plano foi aplicado em 4 salas de 7º ano. Na sala 6ª série A foi aplicado por mim e pelo pibidiano Lucas Bocatto, 7º AA por mim e na 6ª série B pelo Lucas.
Neste plano haviam 5 aulas e uma avaliação. Todas as aulas ocorreram bem, de forma que os alunos pudessem aproveitar ao máximo o que havia sido passado para eles.
O comportamento dos alunos também é bom. Eles são interessados para aprender coisas novas, tirarem dúvidas.
Em relação a avaliação, os alunos mostraram que aproveitaram os conteúdos que foram abordados em sala.
As atividades trabalhadas, foram exercícios de provas como o SARESP, todos envolviam conceitos de gráficos ( gráficos de linhas, barras, dotplot) e média, moda e mediana. Para fazer com que os alunos participassem mais das aulas, era proposto que a cada exercicío um aluno iria até a lousa para resolver. Isto funcionou, pois sempre os alunos queriam participar, dar suas opiniões, o que deixava a aula mais produtiva.


Postagem: Luana Stanganini

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Aula 5 e 6: Lista de exercícios e Avaliação

     No dia 11/06/2013 na escola estadual Ary Pinto das Neves, nos 8º A e C foi aplicado uma lista que continha oito exercícios sobre gráficos de barras e de linhas e que também continha um exercício que abordava medidas de tendência central. Nas duas salas, a lista foi resolvida junto com os alunos, percebeu-se que eles não tinham dificuldades em resolver os exercícios, e também à maioria resolveu os exercícios rapidamente.
     Nesse mesmo dia foi aplicado uma avaliação com três exercícios sobre o Princípio Fundamental da Contagem e um exercício sobre gráfico de barras. Não houve indisciplina, os alunos se comportaram muito bem, todos fizeram a atividade. A média das duas salas foi de 6,07.
 
Postado por: Everton Luna.

Jogos no intervalo – Origami

            No dia 14 de junho, eu e a pibidiana Gisele fomos à Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha levar jogos relacionados à Geometria voltada ao 7º ano. O jogo foi criado pela Gisele, eu só o coloquei em prática. Nesse dia, foi a última semana em que era levado jogo a essa escola, pois a cada semana os pibidianos do grupo de Geometria revezam para aplicar tais atividades. Ao longo do intervalo, participaram 15 alunos.
            O jogo consistia em confeccionar o “cubo Sonobe” de origami, para o que era necessário fazer seis dobraduras idênticas para, no final, encaixar uma na outra e formar um único cubo. Notei que essa atividade chamou bastante atenção, mas como era demorada, os alunos que participaram logo no início permaneceram até o final.
            Para iniciar a atividade entregamos seis papeis retangulares para cada aluno e expliquei que de um retângulo podemos extrair um quadrado. Feito isso, ensinei os passos das dobraduras para que eles pudessem continuar e fazer o restante (pois precisavam fazer 6 dobraduras iguais).
            Ao término da dobradura das 6 partes, expliquei como as encaixariam para formar um cubo. Muitos tiveram dificuldade na montagem, pois as  partes não estavam todas iguais, então precisavam desfazer a dobradura e refazer do modo correto.


Pibidiana: Joice Yuko Obata