quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

PENSA RÁPIDO!

O Jogo
O jogo consiste de um baralho com operações de adição e subtração de números de 0 (zero) à 15 (quinze).
Os participantes devem realizar operações matemáticas básicas, como adição e subtração, utilizando-se de tais números mantendo a concentração e a agilidade no raciocínio.

Objetivo
O jogo tem como objetivo fazer com que os participantes eliminem todas as cartas que estão em sua posse.

Público alvo
Este jogo é indicado para alunos do Ensino Fundamental II.

Peças do jogo
100 cartas do baralho elaborado, sendo 48 com a operação de adição, 48 com a operação de subtração e 4 cartas “Pensa Rápido!” (curinga):
- 3 cartas +0;
- 3 cartas +1;
- 3 cartas +2;
- 3 cartas +3;
- 3 cartas +4;
- 3 cartas +5;
- 3 cartas +6;
- 3 cartas +7;
- 3 cartas +8;
- 3 cartas +9;
- 3 cartas +10;
- 3 cartas +11;
- 3 cartas +12;
- 3 cartas +13;
- 3 cartas +14;
- 3 cartas +15;
- 3 cartas -0;
- 3 cartas -1;
- 3 cartas -2;
- 3 cartas -3;
- 3 cartas -4;
- 3 cartas -5;
- 3 cartas -6;
- 3 cartas -7;
- 3 cartas -8;
- 3 cartas -9;
- 3 cartas -10;
- 3 cartas -11;
- 3 cartas -12;
- 3 cartas -13;
- 3 cartas -14;
- 3 cartas -15;
- 4 cartas “PENSA RÁPIDO!”

Preparação
Antes de iniciar, cada jogador deverá pegar ao acaso uma carta do baralho. Após essa etapa, deverão somar todos os valores que aparecerão nas cartas e multiplicar tal resultado por 2. Todos deverão buscar atingir esse mesmo valor durante a partida, sendo que o primeiro que conseguir bater nas cartas terá vantagem sobre os demais.

Como jogar
Para começar a jogar, todas as cartas serão embaralhadas  novamente  e distribuídas igualmente para todos os participantes, cada um formando um pequeno monte de cartas e deixando-as viradas para baixo.
Os jogadores deverão formar uma roda e escolher entre si quem começará o jogo, podendo, por exemplo, pegar cada um a primeira carta de seu monte e ver qual é a maior. Todos deverão manter uma das mãos posicionadas acima do ombro e o primeiro jogador deve pegar a primeira carta do seu monte (com a outra mão) e virá – la para cima no centro da roda, deixando – a visível a todos. O próximo jogador (sempre à direita) deverá fazer o mesmo, sendo que a cada nova carta que é deixada à mostra, os jogadores deverão ficar atentos às operações que forem surgindo e fazendo as respectivas contas, observando que o número que foi somado e multiplicado por 2 (na preparação do jogo), ao ser atingido, será o momento em que todos os participantes deverão bater a mão em cima das cartas e permanecer com a mesma sobre elas, até perceberem quem será o último a fazer isto. O primeiro deverá anunciar o valor atingido:
- Caso ele seja correspondente ao valor da rodada (a contagem foi realizada corretamente), o último que colocar a mão deverá pegar todas as cartas já viradas para si. Entretanto, se o primeiro errar a somatória, ele é quem deverá ficar com elas. 
- Caso ele seja superior ao valor da rodada, o primeiro que bater nas cartas, deverá falar rapidamente de quanto o número foi ultrapassado. Se errar, ele deverá pegar as cartas para si e se acertar, o monte irá para o último a bater nas cartas.
Exemplo:
Objetivo da partida: 18
Número em que está a soma: 17
Próxima carta virada: +4
Os jogadores deverão bater a mão nas cartas e o primeiro deverá dizer: “o resto é 3”.
O jogo ainda possui a carta “pensa rápido”, que ao ser virada para cima, obriga todos os participantes a baterem nas cartas, não importando a soma, mas apenas a agilidade, sendo que o último a bater fica com as cartas.
A rodada é reiniciada a partir do próximo jogador (ao lado do que pegou as cartas) e assim segue o jogo, até que um dos participantes acabe com todas as suas cartas.

Responsável: Luana Beltrami Munhoz

domingo, 7 de dezembro de 2014

Jogo Damas da Matemática

O jogo tem como tabuleiro 64 quadrados, sendo que cada casa intercala em duas cores. Os alunos devem montar sua estratégia para que consigam tomar o maior número possível de peças do adversário. Para isso, é necessário que cada um solucione um problema que envolva equações matemáticas, o que torna o jogo um desafio, além do trabalho da estratégia de jogo.

Objetivo

O jogo tem como objetivo fazer com que os alunos realizem operações matemáticas, abordadas no ensino fundamental, como multiplicação, divisão, potenciação, radiciação e equação do primeiro grau.

Publico alvo

Este jogo é indicado para alunos dos 8º e 9º anos.

Peças do jogo
  • 1 Tabuleiro quadriculado 8x8.
  • 40 cartas das perguntas.
  • 20 cartas dos desafios.
  • 30 peças.

Como jogar

O jogo começa com o posicionamento das peças, que deverá ser 12 peças para cada jogador, sendo que deverá ser colocado no tabuleiro de modo que as 12 peças do jogador fique nas três primeiras fileiras apenas nas casas pretas, assim como as peças do outro jogador, deve ser colocado do outro lado do tabuleiro.
Os jogadores colocam os dois montes de cartas, separados em cada lado do tabuleiro e para iniciar o jogo, os jogadores que decidem entre si quem começa. As peças são chamadas de “peão” (podem andar apenas uma casa por vez) e quando atinge o extremo oposto do adversário passa a se chamar “dama” (pode andar mais de uma casa por vez).
Os peões se movem sobre o tabuleiro sempre para frente e na diagonal (por consequência, sempre nas casas pretas), ocupando uma casa vaga. Quando um peão, ao iniciar seu movimento, encontra uma peça do jogador adversário e logo após essa há uma casa vaga, esse peão saltará por cima da peça, ocupando a vaga vazia e tomando a referida peça. Para que esse movimento seja válido, o jogador que terá a peça tomada, tira uma carta do monte de perguntas e escolhe uma entre as três opções de problemas matemáticos para que o outro jogador possa resolver. Se este resolver corretamente, o movimento será válido, caso contrário, terá perdido sua vez de movimento.
Quando o próximo movimento do jogo for o extremo oposto do adversário (criação da dama), o dono do território deve tirar uma carta do monte de desafio e ler para o jogador resolver. Se ele acertar, seu peão passa a ser dama, caso contrário, o jogador perde a vez.
Na captura de peças, não importando se é dama ou peão, é obrigatória a captura de uma peça quando a jogada é válida, e na hipótese de várias capturas simultâneas, é obrigatória a tomada do maior número de peças.
Ganha-se o jogo quem conseguir tomar todas as peças do jogador adversário.

Responsável: Fernanda Martins da Silva

Referência: