segunda-feira, 4 de julho de 2016

COLÓQUIOS DAS LICENCIATURAS

Como formação complementar a coordenação do PIBID de Matemática São Carlos organizou 3 colóquios ao longo do semestre aberto a todos os licenciandos e à Comunidade em geral, a saber:
  • "A carreira docente na rede pública estadual paulista, das formas de ingresso ao desenvolvimento profissional", pela Supervisora Maria Auxiliadora Pinto Schiavone da Diretoria de Ensino Região São Carlos/SP (dia 14/04);
  • "O professor e o ensino de crianças com Transtornos de Espectro Autista-TEA", pela educadora Ana Muniz (dia 12/05);
  • "PROFMAT e a formação continuada de professores de Matemática", pela Profa. Dra. Ires Dias, coordenadora do Programa na USP (dia 16/06)


VISITA A ESCOLA DA ALDEIA EKERUÁ

Em junho realizamos uma viagem didática à escola da Aldeia indígena Ekeruá – em Avaí, SP. Além de conhecer a escola e o seu funcionamento nas palavras do seu Diretor, conhecemos os professores de Cultura Indígena e de Língua Terena, o Cacique, seu vice e a Pajé. Fomos ainda agraciados com a apresentação de uma dança típica por um grupo de alunos indígenas e de lindos objetos artesanais.






OFICINA CONSTRUÇÃO DE PARÁBOLAS COM MATERIAIS MANIPULATIVOS

A Oficina foi oferecida em janeiro de 2016, no Laboratório de Ensino de Matemática/ Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores do ICMC-USP, como parte das ações de formação dos licenciandos e bolsistas do PIBID de Matemática - SC.
Foi ministrada pela profa. Márcia Zulian Teixeira Tassone, que fez uso do software geogebra e nos apresentou um material confeccionado por ela e seus alunos da educação básica que tornou o estudo do assunto mais prazeroso e interessante.
Algumas fotos do evento:




1o Encontro de Professores que Ensinam Matemática

Pensando na formação inicial e continuada de professores de Matemática, a coordenação do PIBID de Matemática São Carlos, organizou o 1º Encontro de educadores que ensinam Matemática, no ICMC – USP. O encontro reuniu professores da educação básica, licenciandos, pesquisadores e interessados no ensino de matemática em palestras, oficinas, mini-curso e apresentações ao longo dos dias 09, 10 e 11 de junho, como pode ser visto na homepage do evento: http://encontroedu.icmc.usp.br/i/ e na reportagem
A supervisora do PIBID Profa. Maria Laura Trindade e alguns dos pibdianos apresentaram trabalhos, como pode se observar em algumas fotos do evento:







sexta-feira, 1 de julho de 2016

DIA DA MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL

As atividades ocorreram na E.E. Attília Prado Margarido com o período da tarde do Ensino Fundamental das turmas do 6º ao 9º ano no mês de maio de 2015. Foram desenvolvidos com os alunos diversos jogos criados pelos bolsistas. Segue algumas fotos do evento:


Batalha Romana



Coordenadas



Queimada




Sidorova