sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Ensinar matemática pode ser simples e barato! Aprender, pode ser verificando na prática os conceitos envolvidos!

Desenvolvido pela pibidiana Raissa de Castro Moda, os triângulos de canudo, forma como ficou conhecido o Kit Triângulos Manipuláveis, trata de uma ferramenta que auxilia o trabalho com triângulos, no que tange à identificação de suas características e componentes, passando pela verificação de diferenças e semelhanças entre esses triângulos, até, por fim, o estabelecimento de classificações.

MATERIAIS PARA CONFECÇÃO DOS TRIÂNGULOS

    • Canudos dobráveis;
    • Linha;
    • Tesoura.
(SIMMMM, SÓ ISSO!!! E SIMMMMM, É BARATO!!!!)

MODO DE CONFECÇÃO


  1. Cortar todos os canudos de modo que os dois lados da dobra fiquem de mesmo tamanho.
  2. Encaixar três partes de canudos, sendo que as dobras serão os vértices dos triângulos.
  3. Antes de encaixar o último, passar uma linha e amarrar para que as partes, mesmo que se desencaixem, não se soltem e se percam umas das outras.
  4. Montar kits contendo dois triângulos em cada saquinho, para que os alunos possam fazer comparações quando necessário.
(NÃO É DIFÍCIL FAZER, LEVA POUCO TEMPO, E VALE MUITO A PENA TENTAR!!!)

Imagem dos triângulos de canudinhos

POSSÍVEIS ATIVIDADES

Conceitos prévios desejáveis: ângulos e classificações; figuras geométricas planas e suas propriedades.
Material necessário: kit de triângulos manipuláveis; régua / dedos; transferidor / cantinho de uma folha.
Indicação para construção de triângulos: dar as medidas dos lados, utilizando o dedo.
Indicação para classificação dos ângulos: comparar com um ângulo de 90º, que pode ser feito de papel, ou usando o cantinho do caderno.

  • EXPLORANDO OS TRIÂNGULOS MANIPULÁVEIS

Esta atividade pode ser uma primeira atividade com o material. O professor poderá solicitar aos alunos que identifiquem quantos vértices tem um triângulo, onde ficam os ângulos do triângulo e quais os lados do triângulo. Depois, pode pedir para o aluno observar o que acontece com os ângulos quando aumenta todos os lados de um triângulo proporcionalmente e se o resultado é igual ou diferente a mudar um ou dois lados sem ser de maneira proporcional. Dentre outras explorações.

  • DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE TRIÂNGULOS

O professor, com este material, pode construir tipos diferentes de triângulos e solicitar aos alunos que comparem estes triângulos quanto suas características (lados, ângulos, vértices, faces, enfim). Depois, dar vários exemplos de triângulos e pedir aos alunos que os agrupem segundo as suas semelhanças.

  • CONSTRUINDO E CLASSIFICANDO TRIÂNGULOS

Por fim, para esta atividade o professor pode solicitar aos alunos que construam certos triângulos e, posteriormente, dê suas classificações quanto a lados e quanto aos ângulos. Exemplo:

O professor pede: triângulo com lado 1 = 4 dedos; lado 2 = 4 dedos; lado 3 = 4 dedos
O aluno deve responder: triângulo equilátero e acutângulo.

Uma discussão importante a ser feita é quanto a possibilidade ou não de se ter, por exemplo, um ângulo reto e um obtuso em um triângulo ao mesmo tempo. Ou então dois obtusos, ou dois retos. Outra, é quanto as possíveis combinações de classificações de triângulos quanto aos lados e ângulos. Por exemplo: “é possível
um triângulo isósceles e obtusângulo? E um retângulo e equilátero? E um obtusângulo e equilátero?”. Mais uma, quanto a afirmação de um triângulo isósceles ser equilátero ou vice-versa (relacionando com o quadrado e o retângulo - caso especial).


(ENTRETANTO, PODE USAR SUA CRIATIVIDADE E USAR ESTES SIMPLES OBJETOS DA FORMA COMO PENSAR!!)

Boa sorte!

Texto de Raissa de Castro Moda

sábado, 22 de outubro de 2016

Conheça um novo jogo sobre matemática financeira: o "Financeira-Mente"!

"Financeira-Mente"

Imagens do Jogo

Imagem 1 - Fichas dos jogadores e dinheiros do Banco.


Imagem 2 - Fichas dos jogadores e dinheiros do Banco.


Imagem 3 - Cartas de Ações do Jogo e dinheiros do Banco.


Imagem 4 - Cartas de Ações do Jogo e dinheiros do Banco.


Imagem 5 - Cartas de Eventos do Jogo e dinheiros do Banco.


Imagem 6 - Cartas de Eventos do Jogo e dinheiros do Banco.


 Imagem 7 - Aplicação do Jogo "Financeira-Mente", durante a Semana das Crianças, de 10 à 11 de Outubro, organizado pelo PIBID de Matemática, na Escola Estadual Attília Prado Margarido.

Imagem 8 - Aplicação do Jogo "Financeira-Mente", durante a Semana das Crianças, de 10 à 11 de Outubro, organizado pelo PIBID de Matemática, na Escola Estadual Attília Prado Margarido.
Regras do Jogo

Regras Gerais:

Objetivos:
Ganha o primeiro jogador a chegar em 100.000 reais (modo de jogo curto) ou em 1 milhão de reais em dinheiro (modo de jogo longo).

Organização Prévia:
Cada jogador deve escolher uma ficha de personagem (Michele, Pedro, Antônio, Amanda, Carla, Rodrigo), cada qual com um determinado interesse (Moda, Música, Tecnologia, Viagem, Fotografia, Videogame), aonde cada um deve começar com uma soma de notas equivalente a R$1.500,00 (mil e quinhentos reais) e três cartas de Ações. O dinheiro restante vai para o centro da mesa no Banco e as cartas restantes vão para o centro da mesa em um monte.

Começando o Jogo:
Começa o jogo o primeiro jogador que souber quanto é o resultado de (20+3+15+10+5-10-6+5). No começo de cada rodada, deve-se sacar uma carta de Evento que terá como efeito todos os jogadores (tirando cartas que especificam quais personagens serão os afetados. Caso o personagem não esteja em jogo, a carta é descartada e outra é retirada em seu lugar). Após ter feito a ação da carta Evento, é a vez do jogador.

Ações do Jogador:
O jogador deve começar seu turno pegando o Dinheiro do seu salário (Inicialmente de R$1.000,00) e pagando suas contas (Inicialmente de  R$500,00). Tendo feito isso, o jogador pode escolher jogar uma carta de Ação ou passar a sua vez. Caso o jogador escolha usar uma carta de Ação, ele pode usar quantas quiser, porém, o mesmo só poderá repor 1 carta por rodada conseguinte. As cartas de ação podem ficar ativas na mesa por um período e depois serem descartadas, podem ser ativadas e descartadas logo em seguida ou podem ser ativadas e permanecerem até o final da partida, sendo a diferenciação destas, feitas no texto da própria carta.

Cartas de Evento
As cartas de Evento podem ditar acontecimentos globais que interferem nas ações de todos jogadores ou acontecimentos pessoais. Nos casos de acontecimentos pessoais, os jogadores são obrigados a realizar o pagamento. Tais pagamentos podem ser feitos em parcelas, mas para isso o jogador deve marcar quais são os valores debitados em sua ficha para facilitar o controle.

Cartas de Investimento
Quando uma carta de investimento entra em jogo, o jogador deve deixar a quantia determinada separada ao lado de suas notas. Esse dinheiro pertence ao jogador, porém só conta para o valor total em sua posse, podendo ser utilizado apenas se o jogador utilizar a ação de Quebra de Contrato. O montante somado determinado na carta deve ser posto junto com o investimento inicial.

Construção do Jogo e texto por: Carolina Lia Cerne.

Você pode ter acesso ao Jogo completo, na homepage do PIBID, clicando aqui! :)

Conheça um novo Jogo sobre matemática financeira: O "Financeira-Mente"!

Jogo "Financeira-Mente"

Imagens do Jogo

Imagem 1 - Fichas dos jogadores e dinheiros do Banco.


Imagem 2 - Fichas dos jogadores e dinheiros do Banco.


Imagem 3 - Cartas de Ações do Jogo e dinheiros do Banco.


Imagem 4 - Cartas de Ações do Jogo e dinheiros do Banco.


Imagem 5 - Cartas de Eventos do Jogo e dinheiros do Banco.


Imagem 6 - Cartas de Eventos do Jogo e dinheiros do Banco.

 

  Imagem 7 - Aplicação do Jogo "Financeira-Mente", durante a Semana das Crianças, de 10 à 11 de Outubro, organizado pelo PIBID de Matemática, na Escola Estadual Attília Prado Margarido.


Imagem 8 - Aplicação do Jogo "Financeira-Mente", durante a Semana das Crianças, de 10 à 11 de Outubro, organizado pelo PIBID de Matemática, na Escola Estadual Attília Prado Margarido.

 

Regras do Jogo

Regras Gerais:

Objetivos:
Ganha o primeiro jogador a chegar em 100.000 reais (modo de jogo curto) ou em 1 milhão de reais em dinheiro (modo de jogo longo).

Organização Prévia:
Cada jogador deve escolher uma ficha de personagem (Michele, Pedro, Antônio, Amanda, Carla, Rodrigo), cada qual com um determinado interesse (Moda, Música, Tecnologia, Viagem, Fotografia, Videogame), aonde cada um deve começar com uma soma de notas equivalente a R$1.500,00 (mil e quinhentos reais) e três cartas de Ações. O dinheiro restante vai para o centro da mesa no Banco e as cartas restantes vão para o centro da mesa em um monte.

Começando o Jogo:
Começa o jogo o primeiro jogador que souber quanto é o resultado de (20+3+15+10+5-10-6+5). No começo de cada rodada, deve-se sacar uma carta de Evento que terá como efeito todos os jogadores (tirando cartas que especificam quais personagens serão os afetados. Caso o personagem não esteja em jogo, a carta é descartada e outra é retirada em seu lugar). Após ter feito a ação da carta Evento, é a vez do jogador.

Ações do Jogador:
O jogador deve começar seu turno pegando o Dinheiro do seu salário (Inicialmente de R$1.000,00) e pagando suas contas (Inicialmente de  R$500,00). Tendo feito isso, o jogador pode escolher jogar uma carta de Ação ou passar a sua vez. Caso o jogador escolha usar uma carta de Ação, ele pode usar quantas quiser, porém, o mesmo só poderá repor 1 carta por rodada consequinte. As cartas de ação podem ficar ativas na mesa por um período e depois serem descartadas, podem ser ativadas e descartadas logo em seguida ou podem ser ativadas e permanecerem até o final da partida, sendo a diferenciação destas, feitas no texto da própria carta.

Cartas de Evento
As cartas de Evento podem ditar acontecimentos globais que interferem nas ações de todos jogadores ou acontecimentos pessoais. Nos casos de acontecimentos pessoais, os jogadores são obrigados a realizar o pagamento. Tais pagamentos podem ser feitos em parcelas, mas para isso o jogador deve marcar quais são os valores debitados em sua ficha para facilitar o controle.

Cartas de Investimento
Quando uma carta de investimento entra em jogo, o jogador deve deixar a quantia determinada separada ao lado de suas notas. Esse dinheiro pertence ao jogador, porém só conta para o valor total em sua posse, podendo ser utilizado apenas se o jogador utilizar a ação de Quebra de Contrato. O montante somado determinado na carta deve ser posto junto com o investimento inicial.

Autoria do Jogo e texto da: Carolina Lia Cerne.

Clique aqui para conferir o Jogo completo!

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Handles, um jogo que você precisa conhecer!

Já pensou num jogo capaz de desenvolver o Letramento Matemático, habilidades computacionais e que fosse disponível online sem precisar cadastrar?

Então, nós pensamos. E trazemos para vocês Pibidianos e professores, o Handles.


Construído em uma linguagem visual e disponível em português, seu código é aberto para modificações por qualquer usuário. Seu visual 2-D lembra aqueles joguinhos em Flash Studio, mas não se engane. Handles vai te desafiar a pensar por fora da caixa, suas missões são bastante simples, pegar um número na tela e levar até a máquina... mas e quando esse processo não é possível? Ou quando é muito trabalhoso? Handles é um jogo que permite modificações no software e programar rotinas de repetição para tornar o Impossível ou Cansativo, em fácil e rápido.

Mas de onde surgiu essa maravilha?

Handles foi desenvolvido em uma pesquisa de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação para Ciência pela UNESP, para investigar as relações entre as habilidades computacionais e o Letramento Matemático.

Se interessou? Experimente, basta um clique para começar:

https://scratch.mit.edu/projects/125825356/

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https://www.facebook.com/handlesinscratch2.0



Por Marcos H. de P. D. da Silva (Pibiano por 4 anos, Licenciado em Matemática, Mestrando em Educação para Ciência e Louco por consenso)